Florianópolis sedia Congresso Interativo Mente Aberta neste final de semana

04/09/2008 18:37

Com o tema “Desvendando os Mistérios da Mente e do Corpo”, Florianópolis sedia nos dias 6 e 7 de setembro o II Congresso Integrativo Mente Aberta. A programação é composta por um minicurso e dez palestras e reúne profissionais especialistas na área de estudos da mente. A atividade acontece no auditório da Fecomércio, Rua Felipe Schmidt, 785, Centro.

“Uso abusivo de medicação” é o tópico de uma das palestras, ministrada pelo médico e professor de Neurologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Paulo César Trevisol Bittencourt. Em sua explanação Bittencourt denunciará uma prática mórbida dentro da medicina, ligada à indústria farmacêutica e referente a favorecimentos oferecidos à classe médica para receitar determinados remédios. Apesar de não descartar o uso de medicamentos no tratamento das enfermidades, ele afirma: “Todas as substâncias são venenosas; não há nenhuma que não o seja. É a dosagem certa que distingue entre o veneno e o remédio”.

Bittencourt fundamenta seus argumentos em aspectos clínicos, como por exemplo, o uso de cinarazina e flunarizina, drogas que bloqueiam a dopamina, um neuro-transmissor essencial na modulação do humor e da motricidade. Aos efeitos colaterais do uso abusivo destas drogas o médico associa muitos diagnósticos de depressão ou parkinsonismo. A partir daí se cria o círculo vicioso com o uso de novas drogas para combater as doenças provocadas pela intoxicação por medicamentos.

Os currículos da área de saúde em instituições de ensino de todo o mundo apresentam deficiência no ensino de toxicologia, e no Brasil é uma disciplina quase inexistente, informa Bittencourt. Ele salienta que dados da Organização Mundial de Saúde identificam de 10% a 40% das internações hospitalares como decorrentes de erro na prescrição médica.

O II Congresso Integrativo Mente Aberta contará ainda com as presenças de Juracy Cançado, introdutor da Técnica do Do-in no Brasil, autor do livro “The first book of Do-In”, oferecendo o minicurso “Psicofisiologia Chinesa”, e os palestrantes Ary Guilherme Ferreira (A estrutura biomolecular das programações mentais), George Vittorio Szenészi (Está na hora? A psicologia das linhas do tempo), Marcos de Noronha (Aspectos culturais da mente e do corpo), Ralph Viana (Bioenergia e prevenção de neuroses), Márcio Schultz (A influência das novas emoções no comportamento humano), Marcelo Fabian Oliva Moyano (Psicologia energética: uma visão psicossomática dos conflitos humanos), Rui Fernando Cruz Sampaio (Hipnose e transtorno conversivo), Vera Lúcia Alves Lima (A arte de não adoecer) e Maria Célia Borges da Fonseca (Doença não existe).

Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3223-7355 e 3348-7852.

Mara Paiva / Jornalista da Agecom