Conexões de Saberes realiza processo seletivo

08/09/2008 16:06

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) da Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, lançaram edital de processo seletivo do Programa Conexões de Saberes 2008. Na UFSC serão selecionados 40 estudantes de origem popular.

Os interessados em uma das vagas devem obter a aprovação do cadastro socioeconômico na Coordenadoria de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), até 11 de setembro. Os requisitos para concorrer à vaga são: estar matriculado em curso presencial de graduação; não ter concluído outro curso de graduação; não estar cursando as duas últimas fases do curso; renda dos pais inferior a seis salários mínimos; morar ou proceder de bairros pobres. As informações sobre o cadastro estão disponíveis na página www.prae.ufsc.br.

Após a aprovação do cadastro, entre 11 e 16 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os inscritos devem entregar na recepção da PRPE, localizada no 2º andar do prédio da Reitoria, a ficha de inscrição preenchida e assinada, uma cópia da carteira de identidade, histórico do ensino fundamental e médio, histórico escolar da UFSC atualizado, comprovante de matrícula no semestre 2008-2 e grade de horários, comprovante de residência e de renda dos pais, e comprovante de grau de instrução dos pais. A ficha de inscrição está disponibilizada no endereço www.prpe.ufsc.br ou em www.conexoes.ufsc.br.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de setembro, na homepage da PRPE. Os selecionados para atuar no Programa recebem bolsa de extensão no valor de R$ 300 por uma carga horária de 20 horas semanais.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8304 ou pelo e-mail gilson@daex.ufsc.br.

Informações sobre o Programa

O programa “Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as comunidades populares” é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), junto a Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em parceria com a OSCIP denominada Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

O foco do Programa consiste no desenvolvimento de ações que concorram sinergicamente para a construção de duas frentes de transformação da realidade: uma, em torno do estreitamento dos vínculos entre as instituições acadêmicas e as comunidades populares e, outra, da melhoria das condições objetivas que contribuem para que estudantes universitários de origem popular vivenciem uma permanência qualificada nos cursos de graduação e pós-graduação das universidades públicas brasileiras.

O Programa busca acolher os estudantes em suas instituições de ensino superior, destinando-lhes bolsas de extensão, para que, de um lado, protagonizem ações de extensão/ensino/pesquisa em comunidades populares, e de outro, estejam inseridos em atividades acadêmicas voltadas para elaboração de diagnósticos, proposição e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais.

Mara Paiva /Jornalista da Agecom