CNPq solicita colaboração de pesquisadores para aumentar confiabilidade da Plataforma Lattes
Em continuidade ao aperfeiçoamento da Base Lattes, o Conselho Deliberativo do CNPq criou uma comissão de acompanhamento e verificação da consistência e da confiabilidade das informações constantes dos currículos. A equipe é composta por renomados e ilibados pesquisadores e por servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A comissão tomou posse em 7 de agosto e iniciou os trabalhos, revisando os currículos já inseridos, no sentido de esclarecer dúvidas sobre dados registrados, visando fortalecer a reconhecida confiança da sociedade no sistema.
Diante disso, o CNPq solicita aos pesquisadores que dediquem o máximo de atenção e esforço para garantir informações acuradas, alterando-as e atualizando-as, de modo a que o sistema curricular retrate a fiel realidade, evitando constrangimentos ao responsável.
O CNPq enfatiza o elevado grau de relevância e abrangência da base curricular, que comporta hoje, aproximadamente, um milhão e duzentos mil currículos. Lembra também que vêm sendo implementados de numerosos mecanismos de certificação externa das informações dos currículos, como, por exemplo, a certificação pelo DOI e pela Base Scopus.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq