Capacitação para lideranças do maciço do morro da cruz começa nesta quinta-feira
Com o objetivo de despertar nas comunidades a necessidade de ações preventivas para estarem mais protegidas, será realizado, nesta quinta-feira, dia 4, o primeiro de 11 encontros do Projeto Piloto de Capacitação para Lideranças do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis.
A ação é parte do Projeto “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”, desenvolvido pela Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania (SJC), através do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).
A capacitação, por meio de oficinas teórico-práticas, dinâmicas de grupo e metodologias participativas, ocorrerá em setembro e outubro, no auditório da Secretaria de Assistência Social e será realizada pelos educadores Patrícia Abuhab e Guilherme Blauth, do Projeto Percepção de Risco. Serão no total 44 horas, divididas em um curso, oficinas e uma ação comunitária sobre percepção de risco e prevenção de desastres, em conjunto com a Defesa Civil estadual e municipal, no Dia Internacional de Redução de Desastres, dia 8 de outubro.
Cada uma das comunidades do Maciço terá direito a dois representantes nos encontros. Participarão também representantes da Defesa Civil e de outras instituições envolvidas.
A região tem em torno de 25 mil habitantes, em 16 comunidades, e diversas áreas de risco de deslizamentos. “Muitas vezes a comunidade detecta os problemas, mas não sabe como agir. É um desafio, que precisa do envolvimento da mídia”, avaliou Solimar Alves, líder do Morro da Queimada.
O primeiro encontro terá como tema a origem dos desastres e irá construir um diagnóstico da situação de vulnerabilidade no Maciço. Os demais tratarão de co-responsabilidade na gestão de desastres, percepção de risco individual, risco comunitário e prevenção e risco global. Nas oficinas serão desenvolvidos planos de gestão de risco das comunidades e preparada a ação local com a participação da Defesa Civil.
As vagas são limitadas para lideranças e representantes de órgãos do Comitê Gestor do Projeto Maciço do Morro da Cruz – Inclusão Social, inscritos na Secretaria Municipal de Assistência Social. As inscrições podem ser feitas com Paulina pelo telefone (48) 3251-6310.
Informações e entrevistas: Capitão Márcio Luiz Alves, diretor estadual da Defesa Civil.
Assessoria de Imprensa da Defesa Civil
Soledad Urrutia – (48) 3271-0916 e 9981-2919
Assessoria de Imprensa do Projeto “PERCEPÇÃO DE RISCO, A DESCOBERTA DE UM NOVO OLHAR”
Barbara Pettres – (48) 3223-5467, Ramal 22 e 9926-6429
Visite o site www.percepcaoderisco.sc.gov.br