Auditoria qualifica produção de ostras em Santa Catarina
Santa Catarina chega esta semana a mais uma etapa estratégica para desenvolvimento de sua ostreicultura. Será realizada na tarde desta terça-feira, 23/9, às 15h, a primeira auditoria para certificação de uma fazenda marinha. A auditoria é uma das ações previstas no Arranjo Produtivo Local das Ostras da Grande Florianópolis, que tem entre suas metas promover a sustentabilidade da ostreicultura na região e buscar qualidade e segurança alimentar para o produto catarinense. A UFSC é uma das instituições que integram a iniciativa.
O produtor que será auditado é Leonardo Cabral, proprietário da Fazenda Marinha Freguesia, no bairro de Santo Antônio. A fazenda será visitada por um consultor que vai verificar se o processo de criação do molusco atende uma série de requisitos. Estas normas contemplam questões legais e relacionadas ao ambiente, como gerenciamento do processo, origem das sementes, adequação da área de cultivo, destino do lixo e registro dos trabalhadores, entre outros pontos. As orientações estão sistematizadas em um caderno de normas repassado aos produtores pelo Sebrae.
O Arranjo Produtivo Local de Ostras prevê a união entre produtores e várias instituições, entre elas a UFSC, especialmente por meio de seu Laboratório de Moluscos Marinhos, setor responsável pela produção das sementes da Ostra do Pacífico. As pequenas ostras são produzidas em laboratório e repassadas aos maricultores para crescimento nas fazendas marinhas.
Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, Prefeitura de Florianópolis, Sebrae e Epagri, entre outras instituições, integram esse esforço de qualificação da atividade.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
– Mais informações na UFSC junto ao Laboratório de Moluscos Marinhos: (48) 3232 3279 sede-Barra da Lagoa
(48) 3335 0224 base de apoio em Sambaqui
– Visite o site do Laboratório de Moluscos Marinhos
Leia também:
Especial Pesquisa: UFSC gera conhecimento para cultivo de ostras nativas