Abertas inscrições para curso a distância em Gênero e Diversidade na Escola
Estão abertas até o dia 22 de setembro as inscrições para o curso de formação continuada em Gênero e Diversidade na Escola. Há 500 vagas para professores da Educação Básica das redes municipal e estadual de Santa Catarina em 10 dos municípios com Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB): Blumenau, Braço do Norte, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Itapema, São José e Videira. O objetivo do curso é introduzir na prática e na reflexão dos professores temáticas relacionadas a gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais.
A proposta integra a Rede de Educação para a Diversidade, um programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UAB e a Secretaria de Política Para as Mulheres (SPM). Em Santa Catarina, a formação está sendo coordenada e executada pelo Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC), com o apoio do Departamento de Educação a Distância (DEAD/UFSC).
Resultado de mais de 10 anos de pesquisas e envolvimento com o feminismo e os estudos de gênero, o IEG reúne pesquisador@s da UFSC e de outras instituições do Estado. A interdisciplinaridade e a integração entre academia e movimentos sociais – forte demanda na América Latina – encontram no Instituto um importante e pioneiro espaço institucional.
Cotidiano
A Formação em Gênero e Diversidade na Escola inicia em outubro e se entende até fevereiro de 2009, com um intervalo no final de dezembro até janeiro, totalizando 180 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por professores formadores, com doutorado nas áreas afins à temática do curso, através de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e CD-ROM. Tutores presenciais e a distância atuarão nas aulas, no papel de mediadores. Além das aulas on-line, haverá três encontros presenciais, em que serão discutidos o conteúdo do curso e realizadas oficinas.
O programa tem cinco módulos: (1) de abertura; (2) gênero; (3) sexualidade e orientação sexual; 4) relações étnico-raciais; e (5) avaliação. Os conteúdos contemplarão conceitos fundamentais como o de gênero e sua importância para o conhecimento do mundo social, questões sobre saúde, sexualidade e desigualdade racial, entre outros A articulação entre as temáticas e o cotidiano escolar está presente em cada unidade.
Inscrições abertas também para tutores
Os interessados em participar da seleção para tutores presenciais e a distância também podem se inscrever até o dia 22 de setembro, pela Internet. No site do DEAD/UFSC –http://www.ead.ufsc.br – estão o edital de seleção e a ficha de inscrição. A carga horária de trabalho é de 10h e a remuneração de R$500,00 a R$600,00. Podem se inscrever graduados e pós-graduando com experiência, publicação e/ou disciplina cursada nas áreas de conhecimento do curso. Serão selecionados preferencialmente candidatos residentes em Santa Catarina.
Por Carla Cabral, da Comissão Organizadora.
MAIS INFORMAÇÕES, nos sites http://www.ead.ufsc.br e http://www.ieg.ufsc.br, ou telefone: (48) 3721-9890, r 25/ 3721-8211.
Comissão organizadora no IEG/UFSC: Miriam Grossi, Mara Lago, Joana Pedro, Carla Cabral e Carmem Vera Ramos.