1° Seminário de Branding e Design Gráfico aceita submissão de artigos
Promover a integração entre o design gráfico e a gestão de marketing é o objetivo do 1° Seminário de Branding e Design Gráfico, organizado pelo Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional (LOGO), e a Pós-Graduação em Design. O evento acontece no dia 20 de outubro na UFSC, e teve o prazo para recebimento de artigos prorrogado até o dia 26 de setembro. O resultado da avaliação dos trabalhos deve sair até o dia 6 de outubro.
O evento pretende discutir uma ligação ainda pouco explorada: entre o administrador de uma marca e a sua parte visual, que é elaborada pelo designer gráfico. Segundo o professor do LOGO Luiz Salomão Ribas Gómez, hoje as áreas de marketing, administração e design seguem caminhos separados. “O designer não conhece a empresa ou a marca, é apenas uma ferramenta”, explica ele: “Se ele participar da estratégia da empresa, vai fazer melhor a marca.”
O seminário é voltado, principalmente, para alunos da pós-graduação em Design e profissionais do mercado. De acordo com o professor, outro grande objetivo do evento é fazer essa ligação entre o meio acadêmico e o mercado profissional: “A academia pode ajudar nesse processo de integração [entre o Branding e o Design], e contribuir para o mercado.”
A palestra de abertura será ministrada pelo editor-chefe e gestor do jornal Hora de Santa Catarina, Giancarlo Baraúna, com o tema “Branding e emoção para vender jornais”, no período da manhã. Durante a tarde, serão apresentados os dez melhores trabalhos selecionados, que serão publicados eletronicamente no site do evento e em cd. A publicação contará com ISBN – o Internacional Book Standard Book Number, sistema internacional padronizado que identifica livros numericamente.
Mais informações, submissão de trabalhos e a inscrição para o evento no site http://www.logo.ufsc.br/sbdg .
Por Letícia Arcoverde / Bolsista de Jornalismo na Agecom