Workshop internacional discute atenção a homens autores de violência contra a mulher
´Políticas de atenção a homens autores de violência contra a mulher` é tema de um workshop internacional que será realizado na UFSC nos dias 22 e 23 de agosto. O evento, que acontece no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, terá a participação de palestrantes de países da América Latina, como Peru, Nicarágua, México e Argentina.
No Brasil as políticas de atenção a homens autores de violência contra a mulher começaram em 2006, com a criação da Lei Maria da Penha. Uma das políticas de atenção prevista em lei é o serviço que visa à reeducação e reabilitação dos homens autores de violência. São realizadas discussões a respeito de machismo, preconceitos contra a mulher e outros temas que ajudam a conscientizar os homens.
O núcleo de pesquisa ´Margens: modos de vida, família e relações de gênero`, do Departamento de Psicologia da UFSC, apresentará resultados parciais de um estudo realizado em parceria com o ´Projeto de apoio ao pai` (PAPAI), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho levantou dados sobre os serviços de atendimento a homens autores de violência e o seu papel na prevenção e combate à violência contra as mulheres, entre outros temas.
O seminário é gratuito e não necessita de inscrição prévia. É dirigido a todos os interessados na temática da atenção a homens autores de violência contra a mulher.
Mais informações sobre a programação no site http://www.cfh.ufsc.br/noticiasIntegrais0813-1.php ou pelo e-mail juracy@chf.ufsc.br
Por Luíza Fregapani / Bolsista de Jornalismo na Agecom