Vestibular UFSC/2009: universidade tem 20% de vagas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas
A UFSC mantém no Vestibular UFSC/2009 seu Programa de Ações Afirmativas. Aprovado em 2007, e adotado pela primeira vez no vestibular passado, o programa reserva 20% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Além disso, 10% são destinadas a jovens autodeclarados negros, que preferencialmente tenham cursado integramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.
Há ainda vagas para candidatos de origem indígena – no Vestibular/2008 foram cinco, este ano serão seis e, até 2013, o Programa de Ações Afirmativas da UFSC prevê o aumento de uma vaga a cada ano. No Vestibular UFSC/2008, o primeiro em que as popularmente chamadas ´cotas` foram implantadas, entre 4.095 vagas oferecidas, 1.211 foram preenchidas por candidatos de escolas públicas, de origem negra e indígena. As vagas não preenchidas retornam à classificação geral dos vestibulandos.
O Programa de Ações Afirmativas da UFSC tem um prazo de cinco anos para ser ajustado. No final desse período, volta a ser avaliado pelo Conselho Universitário. A iniciativa está inserida no movimento nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que colocou em pauta a democratização do ensino superior no Brasil. A UFSC conta também com um programa de acompanhamento dos estudantes beneficiados pela política de reserva de vagas.
Saiba Mais: www.vestibular2009.ufsc.br
Pontuação mínima é elevada e portões fecham mais cedo
Os candidatos ao Vestibular UFSC/2009 deverão estar atentos a mudanças operacionais e acadêmicas. Uma das alterações é a elevação do ponto de corte – a pontuação mínima que o candidato deve atingir. Ao invés de obter pelo menos 20 pontos no conjunto das provas, os acadêmicos deverão completar 24. Foram também elevadas as notas de Redação (de 3 para 4) e da prova de Língua Portuguesa (também de 3 para 4). Além disso, os candidatos deverão chegar mais cedo aos locais em que será realizado o concurso. Este ano, ao invés de fecharem às 15h, horário de início das provas, os portões das instituições que sediarão o concurso serão trancados às 14h45min. As orientações são relativas às vagas para os cursos na sede, isto é, no campus da UFSC em Florianópolis.
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC), professor Júlio Szeremeta, explica que a antecipação no horário de fechamento busca melhorar a logística do concurso. Assim a Coperve vai evitar, por exemplo, que ao mesmo tempo em que os fiscais estejam distribuindo as provas, para início pontual às 15h, candidatos ainda estejam entrando nas salas. Na nova sistemática os portões estarão abertos a partir das 14h e serão fechados 15 minutos antes de iniciar o concurso. Já a elevação da pontuação mínima de 20 para 24 pontos busca uma maior qualificação dos estudantes.
Outra alteração importante é que não haverá mais a possibilidade de segunda opção. A inscrição no Vestibular 2009 dará ao candidato o direito de optar por apenas um dos 65 cursos de graduação oferecidos pela UFSC. Apenas no caso de algumas graduações de áreas afins, como Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias, por exemplo, o candidato terá direito à opção 1-a (e esta deve ser de um curso pertencente ao mesmo grupo da opção 1). De acordo com esse critério, se a opção for Engenharia de Alimentos, o candidato pode ter como opção 1-a Engenharia Elétrica.
A campanha
A campanha do Vestibular UFSC/2009 tem como mote ´Possibilidades para a vida` e faz referência à abrangência dos cursos oferecidos pela instituição e ao seu Programa de Ações Afirmativas. Todas as peças foram produzidas pela equipe do Projeto de Identidade Visual da UFSC, integrado à Agência de Comunicação.
Fique atento:
Inscrições:
Serão abertas no período de 9 de setembro a 9 de outubro, somente via internet, no site www.vestibular2009.ufsc.br.
Provas:
Serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina:
7/12: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação
8/12: Biologia, Geografia e Matemática
9/12: Física, História e Química
Cidades em que o concurso ocorre:
Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.
Autores e obras do Vestibular UFSC/ 2009
1. Raul Pompéia / O Ateneu / Diversas Editoras
2. Bernardo Guimarães / A Escrava Isaura / Diversas Editoras
3. Machado de Assis / Contos – Coleção Grandes Leituras/ FTD
4. Dias Gomes / O Pagador de Promessas / Bertrand/Ediouro
5. Erico Veríssimo / Incidente em Antares / Cia das Letras/Cia de Bolso
6. Maria Valéria Rezende/ O Vôo da Guará Vermelha / Objetiva
7. Othon D`Eça / Homens e Algas / Editora da UFSC
8. Lindolf Bell / O Código das Águas / Global
Calendário
Datas importantes:
– 4 de agosto a 1° de setembro: período para solicitação da isenção da taxa de inscrição via internet
– 25 a 29 de agosto: período para solicitação da isenção da taxa de inscrição de forma presencial
– 1° de setembro: prazo máximo para devolução da documentação exigida para obtenção da isenção
– 9 de setembro a 9 de outubro: período de inscrições do Vestibular UFSC/2009
– 30 de setembro: divulgação da relação de isenções deferidas
– 1° a 9 de outubro: período de inscrição dos candidatos beneficiados com isenção da taxa de inscrição
– 20 de outubro: prazo máximo para solicitação de condições especiais para realização das provas
– 3 de novembro: confirmação da inscrição dos candidatos com inscrição deferida, no site www.vestibular2009.ufsc.br
– 10 de novembro: até 18h: é o prazo máximo para que os candidatos com inscrição indeferida entrem em contato com a Coperve/UFSC, através do telefone 48 3721 9200. Após essa data o indeferimento será definitivo
– 7, 8 e 9 de dezembro: realização das provas do Vestibular UFSC/2009