Reitores das universidades federais debatem resultados do Enade 2007

11/08/2008 16:06

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007 e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), novo método de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), divulgados pelo Ministério da Educação na semana passada, serão tema de debate pelos dirigentes durante a LXXIIª reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes.

O encontro, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto na sede da Associação, em Brasília, contará com a presença do secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Ronaldo Mota, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também participará da reunião, ocasião em que apresentará palestra sobre formação de professores.

O Enade 2007 analisou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. Foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições do país. Ao todo, 258.342 estudantes – 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes – foram convocados para fazer o exame.

A grande novidade divulgada pelo Ministério da Educação foi a criação de mais um indicador para a avaliação dos cursos. O Conceito Preliminar de Curso considera o resultado no Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (IDD) – que determina a quantidade de conhecimento agregado durante a graduação –, a avaliação dos estudantes sobre o currículo e a infra-estrutura do curso e a titularidade dos docentes. O novo método será aplicado nas próximas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

De acordo com o Conceito Preliminar de Curso, as instituições que receberam notas 1 e 2 serão visitadas pelos inspetores do MEC e podem receber um novo conceito ou assinar termos de ajustamento de conduta para continuarem funcionando. Se as exigências não forem cumpridas no prazo acertado com Ministério, correm o risco de serem fechadas. As instituições que obtiveram conceitos 3, 4 e 5 receberão a renovação automática de suas autorizações de funcionamento.

Fonte: Portal da Andifes – 8/8/2008