Prorrogadas inscrições para apresentação de trabalhos no Congresso Catarinense de Saúde Coletiva
Estão prorrogadas até o dia 26 de setembro as inscrições para submissão de trabalhos no II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. O encontro será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro na UFSC. O tema central da segunda edição será os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir da data comemorativa, o objetivo é ampliar e aprofundar o debate iniciado no I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, em 2006, que discutiu a desigualdade no acesso à saúde. A proposta é integrar o campo da informação e o da formação, através de um intercâmbio de entidades e profissionais da área da saúde e usuários do SUS, sob uma perspectiva interdisciplinar. O congresso pretende abordar as questões passadas, presentes e futuras do órgão que foi criado para buscar uma democratização da saúde.
O evento, voltado aos profissionais da área de saúde pública, será aberto à comunidade e espera receber até 1.200 inscrições, o dobro de público da primeira edição. Palestrantes de peso já confirmaram participação, como o Roberto Medronho, chefe do departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ, um dos principais nomes no combate à epidemia de dengue no Rio de Janeiro.
O encontro é promovido pelo Departamento e Pós-graduação de Saúde Pública da UFSC. Será realizado no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão programadas palestras, debates, mesas de discussões com profissionais capacitados. A programação completa e as orientações sobre inscrições estão disponíveis no site http://saudecoletiva.ufsc.br.
Por Cecília Cussioli / Bolsista de Jornalismo da Agecom