Primeiro Coquetel Norman Bates será realizado na segunda-feira

15/08/2008 18:58

O Curso de Cinema da UFSC promove na segunda-feira, 18/8, o primeiro Coquetel Norman Bates. O encontro será realizado às 17h, na biblioteca desativada do Centro de Artes da UDESC. Haverá no evento exposição de obras e presença dos artistas. A mostra ficará no local até o dia 23 de agosto.

Os artistas fazem parte do grupo virtual interdisciplinar Norman Bates, formado por pessoas de diferentes lugares do Brasil. Os membros têm em comum o interesse pela arte e discutem sobre manifestações artísticas em geral. Levam o nome do personagem do filme Psicose, o atormentado Norman Bates (Anthony Perkins), cuja casa abriga um motel onde não se pode passar uma noite tranqüila. É neste lugar que ocorre a famosa cena do chuveiro, com a atriz Janet Leigh.

Além do coquetel, o Curso de Cinema promove as palestras “Fotografia Construída”, de Mauricius Farina, e “Processo Criativo e Meios de Expressão”, de Marta Strambi, que estão marcadas para o dia 23 de agosto, às 15h no auditório do Centro de Comunicação e Expressão

Mais informações sobre os eventos com a professora Clélia Mello, do Curso de Cinema, pelo telefone (48) 8842 8856.

Por Luíza Fregapani / Bolsista de Jornalisno na Agecom

Sobre os palestrantes:

Mauricius Farina

Graduado em Comunicação Social /Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da ECA/USP (2003). Trabalha com teoria e crítica da imagem, sendo líder do grupo de pesquisa em Estudos Visuais. Atualmente é coordenador e professor do Curso de Midialogia do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da Unicam. Integra a linha de pesquisa “Cultura audiovisual e mídia” na Pós-Graduação em Artes da Unicamp onde é professor de teoria e crítica das artes. Como fotógrafo participa de exposições no Brasil e no exterior.

Marta Strambi

Artista Plástica. Atua como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa: Estudos Visuais certificado pelo CNPq/UNICAMP. Pós-Doutoranda; IA/Unicamp, Doutora em Artes pela Eca/Usp com a tese: O Colapso da forma. Revendo nuvens; Mestre em Artes pelo IA/Unicamp com a dissertação: Corpos em silicone: uma escultura derivada; Especialista em Educação pela Fe/Unicamp e licenciada em Educação-Artística com Habilitação em Artes Plásticas pelo IAC/Puccamp.

Docente do Ensino Superior desde 1986 com experiência em coordenação de cursos de graduação e especialização em artes visuais. Atua em áreas teóricas da arte e aplica a problemática da arte-pesquisa atualmente na Unicamp interpenetrando a área da Educação. Autora do artigo Hibridismos na Escultura Contemporânea. Estuda e pesquisa as relações da tridimensionalidade do espaço como contexto, das mídias analógicas e digitais, relacionadas às poéticas que trabalhem numa direção política e estética repercutindo a fragilidade do ser contemporâneo que, numa perspectiva dialógica, propõe também a realização de experimentações com suas referências híbridas. Como artista realiza exposições nacionais e internacionais e trabalha com a Valu Oria Galeria de Arte em São Paulo.

Saiba mais:

Artistas que participarão da mostra

– Priscilla Menezes

– karina Segantini

– Luciana Afonso

– Liomar Arouca

– Marta Strambi

– Fernando Weber

– Teresa Siewerdt

– Maria Simonetti

– Mabel Fricke

– Jorge Luís

– Clelia Mello

– Iam Campigotto

– Giorgio Filomeno Silmar

– Alisson Silva

– Marina Rieck

– Mauricius Farina

– Monique Bens

– Adriana Maria dos Santos