Paratletas de projeto de extensão da UFSC são campeãs em Chapecó

28/08/2008 18:19

Divulgação

Divulgação

A equipe feminina de goalball de Florianópolis foi a campeã nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de 2008, realizados em Chapecó, de 25 a 27 de agosto. As três atletas da equipe vencedora, Irani Castro, Leoni Artmann e Rosângela Castro, são paratletas do projeto da UFSC Sábado no Campus – Esportes Adaptados e treinam com a técnica Mariana Vasconcelos.

O Parajasc está na sua quarta edição e incentiva o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e a sua integração na sociedade, além de divulgar o esporte adaptado em Santa Catarina.

Criado em 1946 para ajudar na reabilitação dos soldados da Segunda Guerra Mundial, o goalball consiste em marcar gols com a mão e é um esporte destinado às pessoas com deficiência visual. Em Florianópolis é desenvolvido desde 1996 pela UFSC, através do projeto de extensão Sábado no Campus: Esportes Adaptados.

O projeto é realizado em parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego e proporciona a socialização e a melhoria da qualidade de vida através do esporte. Desenvolve também práticas desportivas com pessoas portadoras de deficiência física, mental, auditiva ou múltipla.

Mais informações sobre o Parajasc no site da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) www3.sol.sc.gov.br/fesporte/paginasprincipais/framegeral.asp.

Informações sobre o projeto Sábado no Campus pelo telefone (48) 3721-6492 ou pelo e-mail luciano@cds.ufsc.br.

Luíza Fregapani / Bolsista de Jornalismo na Agecom