Laboratório de Mercado de Capitais será inaugurado na UFSC

27/08/2008 18:22

A UFSC inaugura no dia 2 de setembro, às 10h, um Laboratório de Mercado de Capitais. O setor ligado ao Centro Sócio-Econômico é destinado a alunos, professores e servidores envolvidos com atividades de pesquisa, elaboração de trabalhos acadêmicos, cursos, treinamentos e demonstrações na área de economia. A expectativa é de que por meio de cursos, palestras e simulações de aplicação em Bolsas de Valores e de Mercadorias, o laboratório aproxime estudantes, empresas e profissionais.

O Labmec é resultado de uma parceria entre UFSC, Petrobras, Itaú, Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Está equipado com 34 computadores, monitores de LCD, data-show e TV de LCD. A implantação envolve recursos de quase R$ 200 mil.

A palestra de inauguração será ministrada por Paulo Campos, gerente de relações com investidores da Petrobras. Campos é formado em Ciências Contábeis, com MBA em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O mercado de capitais vem adquirindo importância cada vez maior, tanto como opção de investimento para pessoas físicas, como fonte de captação de recursos para financiamento de projetos por parte do setor produtivo. Nos últimos dois anos a captação de recursos foi superior ao montante oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A vantagem de ter um laboratório específico na área de finanças é oferecer aos usuários acesso a várias ferramentas de análise, dados e informações, que poderão ser usadas em pesquisas e trabalhos acadêmicos”, explica a coordenadora do Labmec, professora Elizabete Simão Flausino. Segundo ela, alunos e os professores poderão utilizar softwares para análise de ações, balanços de empresas, banco de dados da economia brasileira e canais de TV com programas das áreas de finanças, economia internacional e economia brasileira, entre outros recursos.

A professora destaca a importância do setor para o ensino nas áreas de economia, administração e contabilidade, lembrando que a preparação de novos investidores é fundamental para uma aplicação correta no mercado financeiro. “Primeiro é preciso descobrir qual é o perfil como investidor: se for avesso a riscos, deve evitar esse mercado; se for moderado, deve procurar ações mais seguras, tradicionais; se estiver disposto a correr riscos, deve aplicar em opções que podem dar um grande retorno compatível com esse risco. O segundo passo é não aplicar um dinheiro que já está destinado a outros compromissos, como aluguel ou pagamento de contas, pois não há garantia de que ele irá voltar.”, alerta.

Para utilizar o laboratório, localizado no térreo do Bloco C do Centro Sócio-Econômico, será preciso realizar um cadastro, apresentando documento pessoal com foto e espelho de matrícula do semestre em curso. O horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h30min às 21h30min.

Programação de Inauguração:

10h – Palestra Petrobras: Estratégia Crescimento e Rentabilidade

Palestrante: Paulo Campos – Gerente de Relações com Investidores da Petrobrás

11h – Representante do Itaú

11h30min – Descerramento da Placa de Inauguração

Mais informações, através do e-mail: labmec@cse.ufsc.br , fone 48 3721 9483

Visite o site: www.nispe.ufsc.br/lab0.html

Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo da Agecom