Integração ensino, serviço e comunidade será discutida em seminário pelo curso de odontologia da UFSC

06/08/2008 09:44

O Curso de Graduação em Odontologia da UFSC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/SMS, e com o apoio do Programa Pró-Saúde – MS/MEC está reorientando o seu Projeto Político Pedagógico, em consonância com as novas Diretrizes Curriculares em Odontologia.

Com o objetivo de proporcionar reflexões em torno dessa temática, o Grupo Gestor Local do Pró-Saúde promove 2º Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (SIESC) sobre o tema “Integralidade como Eixo Estruturante de Diretrizes Curriculares para Cursos de Graduação em Odontologia: desafios para o ensino e para o serviço”. O evento será realizado no dia 15 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório da Reitoria.

Podem participar professores, estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC e de outras instituições, equipes de saúde bucal da SMS, profissionais da área de saúde e dirigentes do ensino e do serviço dos sete cursos de graduação em odontologia de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Departamento e/ou na Coordenadoria do Curso de Odontologia da UFSC.

De acordo com o professor Mauro Amaral Caldeira de Andrada, chefe do Departamento de Odontologia da UFSC, o processo de integração ensino-serviço-comunidade aponta para a necessidade de novas metodologias de ensino-aprendizagem, de uma matriz curricular que garanta a formação de um cirurgião-dentista com visão crítica, postura ética, sensibilidade social, que entenda o ciclo da vida e o processo de saúde-doença, com uma abordagem humanizada, pautada na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. “Este processo exige esforços para integrar a saúde bucal dentro do novo contexto de ação interdisciplinar e multiprofissional, formando um profissional com perfil adequado”, explica.

O Seminário conta com a presença dos professores Nilce Emy Tomita (USP/Bauru) e Paulo Capel Narvai (FSP/USP), conhecedores da temática e reconhecidos pela atuação no chamado movimento da “Saúde Bucal Coletiva”, o qual vem, desde a década de 80, trazendo a tona tais discussões. Conta ainda com a presença dos professores debatedores Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor da UFSC, Sérgio Fernando Torres de Freitas (SPB/UFSC) e Sylvio Monteiro Júnior (ODT/UFSC).

Mais informações podem ser obtidas com a professora Daniela Lemos Carcereri, membro do Grupo Gestor – ODT/UFSC, coordenadora do evento, pelos telefones (48) 3721-9520 e 3721-9532 e pelo e-mail daniela_carcereri@hotmail.com.

Programação

7h30 às 8h – Recepção e inscrição

8h15 – Abertura oficial do evento

8h45 às 10h – Conferência “Os desafios da integralidade para o ensino e para o serviço – Parte I”

Conferencista: professora Nilce Emy Tomita (USP/Bauru-SP)

Coordenadora: professora Inês Beatriz Rath (ODT/UFSC)

10h às 10h30 – Café com Idéias

10h30 às 12h – Encontro de Saberes

Ativador: professor Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor da UFSC

14h15 às 15h30 – Conferência “Os desafios da integralidade para o ensino e para o serviço – Parte II”

Conferencista: professor Paulo Capel Narvai (FSP/USP)

Coordenadora: CD Marynes Terezinha Reibnitz (PMF/SMS)

15h30 às 16h – Café com Idéias

16h às 17h30 – Encontro de Saberes

Ativadores: professor Sérgio F. Torres de Freitas (SPB/UFSC) e professor Sylvio Monteiro Júnior (ODT/UFSC)

17h30 – Encerramento das atividades

Margareth Rossi / Jornalista da Agecom