Inscrições para processo seletivo da Aiesec encerram dia 20 de agosto
A Aiesec, rede mundial sem fins lucrativos e gerida por jovens universitários e recém-graduados, está com processo seletivo aberto. A organização, que possui sede em mais de cem países, tem por objetivo auxiliar na formação de futuros líderes preocupados em impactar positivamente a sociedade.
Os universitários e recém-graduados – com no máximo dois anos de desligamento da universidade – interessados em compor a organização, poderão participar do processo seletivo que ocorrerá até o dia 20 de agosto, através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no site www.aiesec.org.br/florianopolis e do pagamento de uma taxa no valor de R$ 5.
Criada em 1948 por sete estudantes europeus que desejavam compartilhar conhecimentos e ainda promover o entendimento entre os seus países de origem, abalados em virtude da ocorrência da Segunda Guerra Mundial, a Aiesec expandiu suas fronteiras e, atualmente, apresenta 28 mil membros de diferentes nacionalidades.
Os jovens que ingressam na organização têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências, trabalhando em áreas como Finanças, Gestão de Intercâmbios, Gestão de Talentos, Marketing, Projetos e Relações Externas, e aprender, na prática, sobre liderança e gestão. Temas como empreendedorismo, responsabilidade social e sustentabilidade são pauta das reuniões semanais e dos projetos implementados pelos estudantes.
Além disso, todos são incentivados a dividir as suas experiências e a ministrar treinamentos sobre assuntos que dominam, com o intuito de disseminar informações e contribuir para o crescimento de cada integrante.
Uma vez membros da Aiesec, os jovens podem realizar intercâmbios profissionais de acordo com a sua formação acadêmica, visando o seu aperfeiçoamento, ao contrário do que acontece com os inúmeros universitários que rumam ao exterior para se dedicarem a subempregos. Atualmente, as vagas de intercâmbio subdividem-se nas áreas de educação, tecnologia, desenvolvimento e gestão.
Cíntia Ertel Silva, estudante de psicologia da UFSC, rumou, recentemente, para o seu primeiro intercâmbio na Polônia. No país, a universitária está trabalhando na recuperação de dependentes químicos, dando continuidade aos projetos de extensão realizados durante a sua graduação. Cíntia destaca que esta oportunidade possibilitará o seu desenvolvimento profissional e permitirá que vivencie uma nova cultura e aumente a sua rede de contatos.
Rafael Dal Pont Pereira, aluno do curso de administração da UFSC, retornou este ano a Florianópolis depois de uma temporada de quatro meses na Índia, onde atuou no Greenpeace. Através da experiência Rafael pôde lidar com uma realidade diferente da sua – e aprender sobre ela – além de pôr em prática assuntos que muito lhe interessam, como sustentabilidade, por exemplo.
De acordo com Marcelo Azevedo Grigolo, membro da Aiesec há três anos e seu atual presidente, dentro da organização os estudantes podem desempenhar atividades que a sua formação técnica exige, além de desenvolver habilidades e competências fundamentais para a prática profissional. Isso se confirma através das parcerias que a Aiesec mantém com as maiores e melhores empresas do mundo, que vêem nela uma fonte de jovens talentos que possuem, além de uma grande bagagem de experiências, uma vontade extraordinária de fazer a diferença.
Marcelo coloca, ainda, que hoje se sente mais apto a buscar seus objetivos de vida, enxergando as grandes dificuldades não como barreiras, mas como desafios que lhe trarão grande aprendizado e que, uma vez superados, lhe deixarão mais preparado para construir seu próprio caminho.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-6578 ou no escritório da Aiesec em Florianópolis, que fica no Anexo II, Centro Sócio-Econômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina.