Evento internacional de estudos de gênero reúne 2.500 pesquisadores na UFSC
Pesquisadores e pesquisadoras dos estudos de gênero e feministas terão, entre os dias 25 a 28 de agosto, em Florianópolis, um palco privilegiado para suas discussões. Em sua oitava edição, o Seminário Internacional Fazendo Gênero retoma os temas “corpo, violência e poder” e promete reunir cerca de 2.500 participantes, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. São 72 os simpósios de apresentação e discussão de trabalhos científicos, 21 as mesas-redondas. Haverá três grandes conferências, além de minicursos, oficinas, apresentação de fotografias, espetáculos teatrais e de música, além da Mostra Audiovisual, que inicia nesta sexta- feira, dia 22.
A abertura solene acontece na segunda-feira, dia 25, às 19h, com a conferência da filósofa argentina María Luísa Femenías. Também confirmaram presença como conferencistas as professoras Paola Bacchetta, da University of Californi, em Berkeley, e Jules Falquet, do Centre d`Enseignement, de Documentation et de Recherches pour les Etudes Féministes, na França. A sociológa Helena Hirata e a escritora Eglê Malheiros são as convidadas das “Conversas com as autoras”.
O Fazendo Gênero ganhou dimensão internacional a partir de 2000 e vem se consolidando como um importante evento na área de estudos de gênero, tanto nas instituições universitárias e de pesquisa quanto no âmbito de organizações e movimentos feministas. Seu primeiro encontro ocorreu de 30 de novembro a 4 de dezembro de em 1994, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, abordando o gênero na Literatura, na História e na Antropologia e questões contemporâneas do feminismo.
Promovido por professoras e pesquisadoras do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Fazendo Gênero 8 tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM).
Contextos – Os temas corpo, violência e poder não são novos nos estudos feministas e de gênero. Sua retomada na edição do Fazendo Gênero deste ano se deve a uma série de questões das conjunturas nacional e internacional: às lutas a favor da descriminalização do aborto, não apenas no Brasil, mas também no Uruguai, Argentina e Portugal; à politização do tema violência conjugal a partir da Lei Maria da Penha, no Brasil; aos processos de reconhecimento judicial de parcerias homossexuais; ao acirramento ou maior visibilidade da homofobia; aos dilemas éticos envolvidas nas decisões médicas e judiciais relacionadas às novas tecnologias de reprodução; aos paradoxos das atuais diásporas internacionais envolvendo gênero; à feminização da pobreza, os dilemas da maternidade no contexto atual, a prostituição e o tráfico sexual, as interface entre saúde, corpo e sofrimentos no modo de vida contemporâneo, entre tantos outros aspectos atuais.
Por Carla Cabral, com a colaboração de Mara Lago e Carmen Susana Tornquist, em 19 de agosto de 2008.
Fale com as coordenadoras do evento:
– Professora Mara Lago – fone: (48) 9960-1695; e-mail: maralago7@gmail.com
– Professora Clair Castilhos – fone: (48) 3233-2516; e-mail: clair.castilhos@gmail.com
– Professora Carmen Susana Tornquist – fone: 3209-8515; e-mail: carmentornquist@hotmail.com>
– Professora Tereza Kleba – fone: (48) 9608-2575; e-mail: tkleba@matrix.com.br
Conheça a programação completa no site www.fazendogenero8.ufsc.br/
SOBRE A DIVULGAÇÃO DO EVENTO, converse com a coordenadora da Comissão de Comunicação, Carla Cabral – fone: (48) 9960-6155/ 3721-9890, r. 25; e-mail: carla.gio.cabral@gmail.com
MAIS INFORMAÇÕES, com o coordenador da Secretaria do FG8, Jair Zandoná, pelo telefone (48) 3721-8211 ou e-mail fazendogenero8@gmail.com.