Encontro debate ensino religioso, gênero e sexualidade em Santa Catarina

13/08/2008 09:35

As temáticas de gênero e sexualidade são abordadas na disciplina de Ensino Religioso? Quais são as representações desses professores a respeito de iniciação sexual, relações de gênero, homossexualidade e travestilidades em escolas públicas de Santa Catarina?

Perguntas assim guiaram a pesquisa realizada no Estado com professores de Ensino Religioso, profissionais da educação e estudantes da rede estadual de ensino, em 2007 e 2008. O Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina apresenta alguns resultados dessa pesquisa e oportuniza uma ampla discussão entre professoras/es, especialistas e outros profissionais interessados no tema.

O evento começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, às 14h, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, com programação até às 21hs. No sábado, as discussões iniciam às 8h e acontecem durante todo o dia.

O Seminário de Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina está sendo organizado por dois núcleos vinculados ao Laboratório de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (LAS/UFSC): o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e o Núcleo de Estudos de Modos de Subjetivação e Movimentos Contemporâneos – Linha de pesquisa: Antropologia da Religião (NUR).

O Programa de Apoio à Sexualidade e Saúde Reprodutiva (Prosare) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) colaboraram no financiamento do evento.

A primeira atividade do seminário será a apresentação do projeto “Ensino religioso e gênero em Santa Catarina”. Com o apoio do Cebrap através do programa Prosare, esse projeto analisou a situação do Ensino Religioso no Estado, especialmente as abordagens de gênero e sexualidade na prática dos professores das escolas públicas.

Dando continuidade a pesquisas desenvolvidas há vários anos pela Profa Dra Maria Amélia Dickie, durante um ano, de agosto de 2007 a julho de 2008, pesquisadores entrevistaram professores do Ensino Religioso, outros profissionais da educação e estudantes das series iniciais do Ensino Fundamental, em cinco cidades catarinenses: Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville e Grande Florianópolis. Além disso, a pesquisa ocorreu também em instituições de nível superior onde foram, são ou serão ofertados as Licenciaturas em Ciências da Religião – habilitação em Ensino Religioso e entidades civis ligadas ao Ensino Religioso em Santa Catarina como ASPERSC, CONER/SC e FONAPER.

A mesa-redonda “Ensino Religioso e Gênero” inicia às 18h e terá a participação das professoras Amélia S. Dickie, do (NUR/UFSC, Lurdes Caron, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Myriam Aldana (Unochapecó), que construirão um panorama sobre como o Ensino Religioso aborda as questões relativas ao gênero em Santa Catarina. Um show do grupo Vinegar Tom, composto só por jovens musicistas da Udesc, encerra as atividades desse dia, brindando o público com canções sobre mulheres para ilustrar as questões debatidas durante o seminário.

No sábado, das 8h às 10h, haverá oficinas sobre Ensino Religioso, Gênero, Famílias, Violências e Sexualidades com os participantes, coordenadas por pesquisador@s do NIGS e NUR. Em seguida, será realizada a mesa-redonda “Experiências pedagógicas bem sucedidas sobre gênero e sexualidade no Ensino Religioso de Santa Catarina” com professores da rede estadual que têm trabalhado com esses temas.

Mais uma mesa-redonda, desta vez abordando “Gênero, sexualidades e homossexualidades”, inicia as atividades vespertinas do seminário no sábado. André Musskopf, da Escola Superior de Teologia do Rio Grande do Sul (Est/RS), Jimena Furlani, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Faed/Udesc) e Rosa Maria Rodrigues de Oliveira, da UFSC, discutem a temática que, certamente, promete ser polêmica e instigadora.

O momento seguinte será o de “planejamento de futuras atividades em sala de aula”, momento para o qual os professores participantes serão convidados a refletir sobre a possibilidade de aplicação dos conteúdos discutidos no seminário em sua prática cotidiana com os alunos.

Uma das mais importantes pesquisadoras da área de estudos de gênero no Brasil, a professora de antropologia da UFSC e coordenadora do NIGS Miriam Pillar Grossi faz a conferência “O conceito de gênero na sala de aula”. A professora abordará questões teóricas a respeito do gênero e refletirá sobre o papel ético e político de professores e professoras em suas praticas pedagógicas no que diz respeito à incorporação das questões de gênero em sua sala de aula.

Por Carla Cabral, com a colaboração de Miriam Grossi, Tânia Welter e Fátima Weiss de Jesus.

FALE COM Tânia Welter, uma das coordenadoras do evento. E-mail: taniawelter@yahoo.com.br

MAIS INFORMAÇÕES no site: www.nigs.ufsc.br/ensinoreligioso ou telefone (48) 3721-9890, ramal 25.