Dez melhores propostas do Concurso Sinapse da Inovação serão conhecidas no próximo dia 19 em evento na Capital
No dia 19 de agosto, acontecerá o encerramento da etapa da Grande Florianópolis do Concurso Sinapse da Inovação, promovido pela Fapesc e realizado pela Fundação CERTI com patrocínio da RIC Record. Na ocasião, serão premiadas as dez melhores propostas do concurso, que tem como objetivo prospectar e transformar boas idéias do meio acadêmico em negócios de sucesso. Um dos prêmios para os dez primeiros colocados será um notebook, oferecido pela RIC. A escolha será feita a partir do parecer ad hoc de especialistas, seguida de análise pela equipe da CERTI responsável pelo Concurso.
Esta fase piloto do Sinapse contou com 150 idéias propostas e 45 pré-classificadas. As propostas selecionadas serão dirigidas ao processo de pré-incubação, com possibilidades de submissão ao Prime. O edital para a pré-incubação será aberto para os 45 classificados no concurso e cumpre quatro etapas principais: finalização do protótipo, finalização do plano de negócio, batismo (que é a apresentação a um potencial cliente) e a constituição da empresa.
Para o evento de encerramento desta etapa do Sinapse, a ser realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 18h30, foram convidados três importantes palestrantes: o neurocientista Miguel Nicolelis, o engenheiro Adolfo dos Santos, presidente da TAC Motors (Tecnologia Automotiva Catarinense), e o Coordenador do Prime (Programa Primeira Empresa Inovadora), da FINEP, Rodrigo Coelho.
Lançamento da etapa estadual
Durante a cerimônia de encerramento do Concurso Sinapse da Inovação na Grande Florianópolis será realizado o lançamento da nova etapa do concurso pelo Presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz. “O êxito do concurso impulsionou a organização de uma etapa estadual, que se realizará por meio de parceria com as instituições de ensino e pesquisa e entidades ligadas ao meio empresarial e governamental”, diz Diomário.
No dia 20 de agosto, já iniciam os primeiros trabalhos para a organização dessa nova fase do Sinapse, com o “Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Sinapse da Inovação”. Carlos Alberto Schneider, Superintendente Geral da CERTI, explica que os participantes do curso, oriundos do SENAI, SEBRAE, Universidades e Secretarias Regionais, serão agentes multiplicadores e terão a tarefa de co-ministrar os próximos cursos e divulgar as inscrições em cada uma das oito mesorregiões (Florianópolis, Criciúma, Lages, Blumenau, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville).
Sobre os palestrantes
Miguel Nicolelis – Médico e cientista formado pela USP, doutor em Fisiologia Geral, professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica, co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, Nicolelis é responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. Seu trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo. Seu nome integra o rol dos 20 pesquisadores mais importantes do planeta na área, sendo um forte candidato ao prêmio Nobel.
Adolfo dos Santos – O presidente da TAC Motors falará sobre o Stark, primeiro veículo automotivo catarinense, que recebeu o troféu IDEA Brasil – edição brasileira do mais conceituado prêmio norte-americano de design na categoria Transporte Terrestre Ouro.
Nascida em 2004 em Joinville (SC), a TAC Motors (Tecnologia Automotiva Catarinense) se prepara para debutar no mercado brasileiro de veículos com o lançamento do jipe Stark. O lançamento oficial do carro está programado para 2009, mas em pouco tempo de mercado, já acumula prêmios de grande importância nacional. O design do Stark também foi laureado com o 21º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira de 2007, considerado o Oscar do design brasileiro.
Rodrigo Coelho – O coordenador do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) da FINEP, fará uma apresentação sobre os objetivos, as características e os procedimentos para obtenção de recursos do programa. O Prime irá investir R$ 1,3 bilhão nos próximos quatro anos em empresas nascentes de base tecnológica. Duas delas são catarinenses: o Instituto Gene de Blumenau e o Celta – Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas de Florianópolis.
Sobre o Sinapse
O Sinapse, lançado em maio deste ano, foi direcionado a estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e profissionais dos setores de TIC (Software, Hardware e Telecomunicações), mecatrônica, energia e meio ambiente, químico e fármacos, materiais e nanotecnologia, biotecnologia e saúde, educação, design, mídia e games e tecnologias sociais. “As idéias geradas podem ser transformadas em negócios de novas empresas ou de empresas que queiram novos produtos/processos”, afirma Antonio Rogério de Souza, Coordenador do Sinapse.
Informações para a imprensa
Mariana Baima / Ana Carolina Vilela
Assessoria de Imprensa da Fundação CERTI
Primeira Via Comunicação
www.1via.com.br
(48) 3024-2007