Dez melhores propostas do Concurso Sinapse da Inovação serão conhecidas nesta terça-feira

19/08/2008 10:57

Miguel Nicolelis será um dos palestrantes do encerramento de mais uma etapa do concurso Sinapse da Inovação. Marcado para 18h30min desta terça-feira (19/8), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento terá ainda exposições do presidente da TAC Motors (Tecnologia Automotiva Catarinense), Adolfo dos Santos, e do coordenador do Prime (Programa Primeira Empresa Inovadora), da Finep, Rodrigo Coelho.

Nicolelis virá pela terceira vez – em menos de dois meses – à Grande Florianópolis, onde quer implantar um complexo de neurotecnologia diferente do que estabeleceu no Rio Grande do Norte. Em poucos anos, o empreendimento de Natal se tornou um paradigma nacional e internacional no uso da ciência de ponta como agente de transformação social, pois inclui escolas modelo capazes de transformar alunos carentes em inventores potenciais. Uma das duas escolas previstas para a capital também deve gerar conteúdos educativos com tecnologias desenvolvidas no Parque Sapiens, em Canasvieiras.

O engenheiro Adolfo dos Santos falará sobre o jipe Stark, cujo lançamento oficial será em 2009. Antes mesmo de chegar ao mercado, o primeiro carro catarinense já recebeu o troféu IDEA Brasil e o 21º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Coelho fará uma apresentação sobre os procedimentos para solicitar recursos do Prime, programa que investirá R$ 1,3 bilhão em empresas nascentes de base tecnológica. Muitas delas só conseguem inovar com o auxílio de universidades.

Transformar boas idéias do meio acadêmico em negócios de sucesso é um dos objetivos do Sinapse, promovido pela Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). Ele é realizado pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), responsável por analisar os pareceres de especialistas e determinar os 10 primeiros colocados nesta etapa.

Um dos 10 prêmios a serem distribuídos é um notebook oferecido pela RIC Record, patrocinadora do concurso.

Esta fase piloto do Sinapse contou com 150 idéias propostas e 45 pré-classificadas. As propostas selecionadas serão dirigidas ao processo de pré-incubação, com possibilidades de submissão ao Prime. O edital para a pré-incubação será aberto para os 45 classificados no concurso e cumpre quatro etapas principais: finalização do protótipo, finalização do plano de negócio, batismo (que é a apresentação a um potencial cliente) e a constituição da empresa.

Durante a cerimônia prevista para terça haverá o lançamento da nova etapa do concurso pelo presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz. Ele adianta: “O êxito (da fase inicial) do concurso impulsionou a organização de uma etapa estadual, que se realizará por meio de parceria com as instituições de ensino e pesquisa e entidades ligadas ao meio empresarial e governamental”.

O Sinapse, lançado em maio deste ano, foi direcionado a estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e profissionais dos setores de TIC (Software, Hardware e Telecomunicações), mecatrônica, energia e meio ambiente, químico e fármacos, materiais e nanotecnologia, biotecnologia e saúde, educação, design, mídia e games e tecnologias sociais. “As idéias geradas podem ser transformadas em negócios de novas empresas ou de empresas que queiram novos produtos/processos”, afirma Antonio Rogério de Souza, coordenador do concurso.

Por Heloisa Dallanhol / Programa de Jornalismo Científico /

Fapesc