Conselho Regional de Enfermagem realiza eleições no dia 12 de setembro
A(o)s trabalhadores de enfermagem da UFSC:
A enfermagem catarinense vive um momento ímpar. Depois de muitos anos, através de ações políticas e judiciais para garantir um processo democrático e participativo, será possível escolher qual das três chapas concorrentes devem estar a frente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-SC nos próximos 3 anos. A eleição será no dia 12 de setembro e agora há uma opção de oposição: Chapa 3 – Participação no COREN-SC.
Por que participação? Para quem não conhece ou não se recorda da história recente, na década de 80 surgiu o Movimento Participação que lutava pela democratização na Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN-Nacional e Seções para que a entidade assumisse seu compromisso político profissional em defesa da enfermagem e do direito à saúde. A enfermagem de Santa Catarina participou ativamente deste processo.
Atualmente a ABEN e seções regionais têm assento no Conselho Nacional de Saúde e Conselhos Estaduais, têm garantido sua participação nas principais decisões político-profissionais, tanto no que diz respeito às diretrizes curriculares dos cursos de graduação e cursos técnicos de enfermagem, como nas políticas de saúde implantadas. Há um compromisso incontestável na defesa do direito à saúde, assumindo assim uma aliança estratégica com a população brasileira para implantação e defesa do SUS.
O que aconteceu com o Conselho Federal de Enfermagem? Foi parar nas páginas policiais. Finalmente, em 2003 conseguimos o reconhecimento pelo Sistema Judiciário Brasileiro, dos crimes cometidos sob liderança do ex-presidente Gilberto Linhares Teixeira, resultando em sua prisão.
O Sistema COFEN-CORENs, criado na década de 70, foi uma conquista para a categoria. No entanto, sua estrutura organizativa antidemocrática e sem transparência tem sido alvo de críticas e de muitas propostas de mudança. Muitas vozes foram caladas através de intimidações e processos judiciais contra lideranças da enfermagem que ousavam manifestar seu descontentamento e repúdio às práticas políticas instituídas nos Conselhos de Enfermagem.
Sopram ventos de mudança. Precisamos resgatar a credibilidade do COFEN, e a participação do/no COREN-SC é fundamental. Por isso, conclamamos a(o)s trabalhadores de enfermagem a se engajarem nesta luta. Vote com consciência! Vote pela mudança!
Dia 12 de setembro, vote Chapa 3 – Participação no COREN-SC, nas propostas: pela valorização da enfermagem; em defesa da ética, do direito à saúde e a uma assistência de qualidade; por uma lei de proteção ao trabalho da enfermagem; 30 horas semanais, piso salarial e aposentadoria especial; por um COREN-SC que realmente represente os anseios da enfermagem catarinense.
Os integrantes da Chapa 3 vêm oferecer uma história de luta em defesa e pela valorização da enfermagem, pelo direito à saúde, em defesa do SUS, por um cuidado de enfermagem de qualidade.
“Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos … já sonhamos juntos semeando as canções no vento. Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar. Já choramos muito, muitos se perderam no caminho, mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer Sol de Primavera…” Música Sol de Primavera – Beto Guedes
Silvana Maria Pereira
Enfermeira do Ambulatório de Tocoginecologia do HU-UFSC
Ex-dirigente da ABEN-SC, do SINTUFSC e da FASUBRA
Ex-representante dos profissionais de saúde no Conselho Estadual de Saúde
Acesse o site: http://oposicaocoren.googlepages.com
























