Colóquio luso-brasileiro discute questões curriculares
A Universidade Federal de Santa Catarina sedia, de 2 a 4 de setembro, o “4º Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. O evento pretende reunir mais de mil participantes dos dois países. Para isso, 700 trabalhos já foram inscritos para apresentação em espaços de comunicação de resultados de pesquisas, palestras, mesas redondas e conferências. A finalidade do colóquio é ser um espaço de trocas recíprocas focadas na temática do currículo, promovendo intercâmbio de resultados de pesquisas que traduzem novas teorias, metodologias de análise e estabelecendo uma combinação criativa de outras já existentes.
O encontro quer também promover indagações, contestação, objeção, réplica ou avanços de estudos realizados em outros contextos. O Colóquio tem ainda como perspectiva priorizar uma dupla vertente nos estudos curriculares: retratar as pesquisas feitas no momento e traçar o horizonte das que se realizarão no curto prazo.
No plano das políticas educacionais, as propostas curriculares oficiais contemporâneas têm sido claramente afetadas pela ideologia neoliberal. No entanto, são inúmeras as propostas que se organizam, em muitos municípios, com base em visões alternativas de sociedade, escola e currículo. No plano da teoria curricular existe um campo muito dinâmico e atento ao desenvolvimento teórico em outras áreas, que já provocaram visíveis efeitos nas teorizações e as discussões relacionadas têm sido recorrentes.
Segundo os organizadores, o perfil de um evento científico é o de ser um espaço de trocas recíprocas, de intercâmbio de resultados de pesquisas que expressam novas teorias ou metodologias de análise, assim como de apresentação de peculiaridades de fenômenos até então inexploradas.
Segue a programação oficial:
2 de setembro (terça-feira)
MANHÃ
8h
Inscrições e distribuição de material (Centro de Cultura e Eventos)
10h
Abertura (Centro de Cultura e Eventos)
10h 30min
Conferência de abertura (Centro de Cultura e Eventos)
Estudos Curriculares: questões de teoria e método
Bernard Lahire (École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines; Groupe de Recherche sur la Socialisation (CNRS)
Comentadores:
Valdemar Sguissardi (UNIMEP)
José Augusto Pacheco (UM)
(não haverá debate ao público)
TARDE
14h às 17h
Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, Salas do CED, do museu, auditórios)
Todos os Grupos Temáticos – GTs
17h30min às 19h30min
Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)
Desafios curriculares e educação superior
Currículo: problemas de teoria e método
Currículo, diferenças e identidades
Currículo, trabalho e profissionalização docente
Políticas e estratégias curriculares
Currículo, escola pesquisa
3 de setembro (quarta-feira)
MANHÃ
8h às 10h30min
Comunicações Coordenadas – (Centro de Cultura e Eventos, Salas do CED, sala do museu, auditórios)
Todos os Grupos Temáticos – GTs
10h 45min às 13h
Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)
Princípios de organização curricular: uma discussão em aberto
Currículo, história e cultura escolar
Avaliação e currículo: diferentes concepções
Currículo e tecnologias
Currículo e didática
Currículo e conhecimento
TARDE
14h às 17h
Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, CED, sala do museu, auditórios)
Todos os Grupos Temáticos – GTs
17h 30min às 19h30min
Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)
Ensino de ciências e novas propostas curriculares
Conversações curriculares: pós-estruturalismo e neopragmatismo
Currículo e formação docente
Currículo e ensino de humanidades e novas propostas curriculares
NOITE
19h 30min
Lançamento de Livros – Centro de Cultura e Eventos
4 de setembro (quinta-feira)
MANHÃ
8h às 10h30m
Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, CED, sala do museu, auditórios)
Todos os Grupos Temáticos – GTs
10:30h às 13h
Mesa-redonda de encerramento (Centro de Cultura e Eventos).
Currículo: problemas atuais
Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS); Antônio Flávio Barbosa Moreira (UCP), Lucíola Santos (UFMG) e José Augusto Pacheco (U Minho).
Mais informações pelo fone 3721-9336.
José Antônio de Souza/ jornalista na Agecom
























