Calouros são recepcionados no Centro de Cultura e Eventos

fotos: Jones Bastos
No final, houve a apresentação da peça “Um número em dois”, com os atores George França e Aline Maciel, e um pequeno show da banda Alquimista. Às 19h de hoje, uma nova sessão será realizada, recebendo alunos de outros cursos da UFSC. Na parte cultural, as atrações da noite são o grupo de dança Kirinus e a banda 3 Jay.
Abrindo a série de discursos, o acadêmico Fausto Moura, membro da coordenação do Diretório Central de Estudantes (DCE), fez um convite aos calouros para que reflitam sobre o papel da universidade pública e a sua função transformadora, que extrapola a mera transmissão de conhecimento. Ele também conclamou os alunos a participarem do movimento estudantil e das atividades periódicas do DCE, como ciclos de debates e os jogos intercursos.
Falaram ainda o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio José Amante, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Maria Muller. O reitor Alvaro Prata encerrou a solenidade ressaltando que os novos estudantes da UFSC devem se considerar privilegiados pois esta é uma das principais universidades brasileiras e porque mais de 26 mil candidatos ficaram de fora no último vestibular, realizado em dezembro de 2007. “Isso aumenta a responsabilidade de quem está entrando e também da Administração Central em dar à comunidade as respostas que ela espera da instituição”, afirmou ele.
Por Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom