Arte na Escola – Pólo UFSC realiza oficina sobre narrativa teatral

22/08/2008 18:19

Desafio: explorar imagens no texto dramático

Desafio: explorar imagens no texto dramático

Inicia na segunda-feira, dia 25 de agosto, a oficina do Arte na Escola – Pólo UFSC que explora as imagens de artes visuais na construção da narrativa teatral, ministrada pela professora Biange Cabral. Os encontros vão até dia 27 de outubro, às segundas-feiras, das 14h às 17h, completando 30 horas. Os interessados devem se dirigir à secretaria do Departamento Artístico Cultural (DAC) para fazer a inscrição. Se houver vagas, serão aceitos participantes até o dia evento. Será cobrada apenas inscrição, no valor de R$ 20,00. Haverá certificado de participação.

A proposta da oficina é investigar e explorar pinturas, fotografias e mapas como pré-texto para a construção da narrativa dramática. Estratégias para mediar a interação do aluno com imagens visuais serão exploradas em relação a objetivos expressivos (criar significância, autenticidade, tensão) e objetivos instrumentais (introduzir informações, focalizar a atenção, reduzir o ritmo da criação).

Conteúdo Programático:

1 – A imagem visual teatral (espaço, ator, objetos de cena, figurino) e a imagem visual inserida no contexto teatral (impressos e obras das artes visuais): re-significação e overcoding;

2 – A imagem pictórica como pré-texto na construção do processo dramático;

3 – A imagem da cena teatral como tableau – segmentação da imagem e fragmentação da narrativa;

4 – Imagem – Jogo – Cena

Sobre a ministrante:

Beatriz Ângela Cabral (Biange) é professora do Centro de Artes da Udesc e diretora de teatro do Departamento Artístico Cultural da UFSC; licenciada em Letras (alemão e português) pela USP, com mestrado em Teatro e Cinema pela ECA/USP e PhD em Drama pela University of Central England.

Coordenou intercâmbio de pesquisa com a University of Exeter (Reino Unido) entre 1997 e 2001, patrocinado pela Capes e pelo Conselho Britânico. Manteve parcerias de pesquisa com professores de universidades canadenses e da Dinamarca. Foi tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace), na gestão 2002-2004. Publicou “Ensino do Teatro – experiências interculturais, Drama como Método de Ensino”, além de artigos nas áreas de teatro na escola e na comunidade.

Outras atividades:

Também estão abertas as inscrições para os cursos “Expressão Gráfico-Visual para Multiplicadores”, com Richard Perassi Luiz de Sousa (início dia 1º de outubro) e “Relembrando a História da Arte”, ministrado por Maria Regina Ziegler de Castro (início em 10 de outubro). Saiba mais no site do DAC.

O grupo de estudos com o tema “A práxis como fundamento” iniciou suas atividades no dia 8 de agosto e realiza encontros semanais às sextas-feiras das 9h às 11h30min. O Arte na Escola – Pólo UFSC possui ainda uma midiateca com acervo de DVDs, livros e materiais pedagógicos sobre Arte para consulta e empréstimos.

Arte na Escola

A Rede Arte na Escola é uma organização que articula instituições brasileiras de ensino superior (IES), culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola e tem por objetivo qualificar professores de arte por meio de parcerias locais. Presente em diversos estados brasileiros, a Rede Arte na Escola desenvolve suas ações através dos programas: Educação Continuada, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã.

O Arte na Escola – Pólo UFSC é uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural / Secretaria de Cultura e Arte e o Colégio de Aplicação e é coordenado por Jucélia Maria Alves (DAC) e Fabíola Cirimbeli Búrigo Costa (CA).

Serviço:

O QUÊ: Oficina “Imagens Visuais no Contexto do Drama”

ONDE: Teatro da UFSC, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANDO: Segundas-feiras, de 25 de agosto a 27 de outubro, de 14h às 17h

QUANTO: R$20,00

CONTATO: DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 – E-mail: artenaescola@dac.ufsc.br – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Adriana Seguro, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC – SECARTE – UFSC.