UFSC propõe nova plataforma para o ensino de Engenharia Biomédica na prática

Fotos- Professor José Marino Neto
A plataforma didática para ensino prático de Engenharia Biomédica, chamada de Sistema de Processamento de Sinais Biomédicos-Módulo Didático (SPSB-md), foi desenvolvida nos últimos dois anos por uma equipe de professores e de alunos de pós-graduação do Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-EEL-CTC) da UFSC. Consiste em um conjunto integrado de ferramentas (software, hardware e internet) para introduzir o ensino prático de temas de engenharia biomédica nos cursos de Engenharia.
De acordo com o professor José Marino Neto, coordenador da área de Bioengenharia do IEB, esta iniciativa é uma maneira de melhorar o ensino prático da graduação a partir de uma iniciativa da pós-graduação. A idéia nasceu a partir da inserção dos temas da Engenharia Biomédica em cursos de graduação de engenharia. Os resultados deste estudo mostram que menos de 8% dos cursos de Engenharia Elétrica apresentam temas de engenharia biomédica para os seus estudantes de graduação. Destes, só 5% usam uma abordagem prática do assunto, daí surgiu a idéia de uma plataforma didática.
Com o objetivo de avaliar o SPSB-md, o instituto desenvolveu um minicurso, para os alunos da graduação dos cursos de engenharia da UFSC, realizado nos últimos dois sábados. O curso teve 12 vagas e foi gratuito. Os 12 alunos, selecionados entre 52 graduandos das engenharias inscritos, tiveram a oportunidade de montar e intervir diretamente no funcionamento de um aparelho capaz de captar, amplificar e filtrar sinais biomédicos como o eletroencefalograma e o eletrocardiograma e converter estes dados analógicos em sinais digitais e transmiti-los à distância por meio de tecnologias wireless.
A eficiência pedagógica e ergonomia da plataforma foram testadas quantitativamente, visando mudanças e adaptações necessárias. Os próprios alunos avaliaram o minicurso e o SPSB-md, e os resultados indicam que abordagens práticas como estas são capazes de despertar entusiasmo, vocações e de assegurar a compreensão de temas novos e complexos para os estudantes de Engenharia. Igual entusiasmo foi manifestado pelos estudantes de pós-graduação, que participaram do evento e que desenvolveram a plataforma SPSB-md, pois vivenciaram o impacto direto de seus esforços na educação em Engenharia Biomédica em situação real, assegurando que os resultados de suas dissertações têm aplicação imediata, contínua e profícua nesta área. Depois de pronta, a plataforma poderá ser disponibilizada para outras instituições de ensino que estejam interessadas no assunto.
Por Luciana Filippa/ Estudante de Jornalismo – Intercambista argentina do programa AUGM – especial para a Agecom
Mais informações: Professor José Marino Neto, Coordenador da área de Bioengenharia do IEB: marino@ieb.ufsc.br