UFSC e Prefeitura Municipal de Florianópolis assinam convênio do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência

18/07/2008 13:24

foto: Paulo Noronha/ Agecom

foto: Paulo Noronha/ Agecom

O reitor Alvaro Toubes Prata e o ex-reitor da UFSC e secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, assinaram nesta quinta (17/07) o convênio do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). O programa do governo federal pretende incentivar os alunos das licenciaturas a tomarem contato com a educação básica e se motivarem a exercer a profissão, depois de formados, nesse nível de ensino.

O Pibid contemplará, no primeiro momento, alunos de licenciatura em Física, Química, Biologia, Matemática, Letras, Pedagogia e Educação Artística das universidades federais. Através de estágios – atividade que geralmente vivenciam só nas últimas fases – nas escolas de educação básica, os universitários vão se aproximar mais da realidade da docência e passarão a perceber a educação de crianças como opção que, hoje, é pouco escolhida.

O vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva entende que experimentar a profissão durante a faculdade é fundamental para seu exercício. “Os alunos da Medicina, quando estagiam em ambulatórios ou postos de saúde, acabam por incentivar os médicos do local a se atualizarem, a fim de solucionar as dúvidas dos estudantes. Todo esse processo também colabora para melhorar o atendimento ao paciente”, explica.

O exemplo dos discentes da Medicina deverá se estender também aos contemplados pelo Pibid. Os alunos dos cursos de licenciatura terão direito a bolsa de R$ 300 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, receberão bolsa de R$ 600 por mês. As remunerações visam a auxiliar os estudantes que, em muitos casos, trabalham para poder se manter na universidade, e também os professores das escolas básicas, que deverão disponibilizar horas/aula para o atendimento desses alunos.

Participaram ainda da reunião o chefe do gabinete, José Carlos Cunha Petrus e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Rauh Muller.

Para saber mais sobre o Pibid, clique aqui, aqui, e aqui.

Por Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom