Parceria aproxima UFSC da prefeitura da Capital

09/07/2008 13:45

Projetos de interesse da UFSC e que, ao mesmo tempo, atendem a comunidade podem começar a sair do papel. Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (09/07) entre o reitor Alvaro Prata e o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, deu início a uma parceria informal que deverá resultar em melhorias no campus da Trindade e seu entorno, como a iluminação da área da Universidade, a instalação de um sistema de monitoramento de segurança e a recapagem de vias internas e externas, beneficiando também os bairros próximos.

Outro projeto importante que poderá ser retomado é o da duplicação ou alargamento da avenida Deputado Antônio Edu Vieira, que liga a Trindade ao Pantanal e ao Saco dos Limões. Ele foi discutido em anos anteriores, mas problemas de ordem legal e ambiental emperraram a busca de uma solução capaz de desafogar o tráfego na área. Para a prefeitura, interessa duplicar a via até a Eletrosul, no primeiro momento, e depois realizar as desapropriações para a estender o benefício até a via expressa sul. Um convênio de cooperação dará início a um trabalho conjunto que permitirá a execução do projeto dentro de poucos meses.

João Batista, Petrus, Prata, Berger e Loureiro- foto Jones B

João Batista, Petrus, Prata, Berger e Loureiro- foto Jones B

A partir dessas obras, a prefeitura da Capital poderá também melhorar as alças de acesso ao campus e revitalizar outras áreas próximas. Um dos pleitos do reitor Alvaro Prata foi o da construção de ciclovias nas ruas próximas ao campus – o que pode, por meio da conexão com a avenida Beira-mar Norte, interligar a Universidade ao centro da cidade. A questão do esgoto jogado nos rios que cortam a UFSC também foi objeto da conversa, assim como a colocação de recuos para ônibus na avenida Antônio Edu Vieira enquanto o projeto da duplicação estiver sendo discutido.

De sua parte, o prefeito Dário Berger solicitou ao reitor e destinação de uma área para a construção de um pequeno centro multiuso no campus, para utilização da comunidade universitária e dos moradores dos bairros do entorno. “Há interesses mútuos muito grandes, e a parceria, que será discutida e ampliada aos poucos, visa ao bem comum de toda a região onde a UFSC está instalada”, afirmou o chefe de gabinete, José Carlos Cunha Petrus, ao final da reunião.

Também acompanharam o encontro o vereador Gean Loureiro e o pró-reitor de Infra-estrutura da UFSC, João Batista Furtuoso.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista da Agecom