Novo procurador da UFSC assume nesta quarta-feira

08/07/2008 18:07

Servidor da UFSC desde 1974, Nilto Parma assume nesta quarta-feira, dia 9, às 17h, na Procuradoria da Universidade, prédio da Fapeu, o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade no lugar de Marco Aurélio Moreira. A solenidade será presidida pelo reitor Alvaro Toubes Prata. Prestigiarão o ato também o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná) e a equipe de pró-reitores.

Nilto: trabalho preventivo

Nilto: trabalho preventivo

Nilto Parma é procurador de carreira. Entre outros cargos, dirigiu a Divisão de Legislação da UFSC, o antigo Departamento de Pessoal e o Departamento de Serviços Gerais (hoje DMSG). O novo procurador também teve atuação sindical e política. Foi presidente da Associação de Servidores (atual Sintufsc) e membro eleito do Conselho Universitário.

Retornou recentemente de Brasília, onde trabalhou, cedido, por quase três anos junto ao Gabinete do Ministério da Agricultura e da Conab. A sua preocupação é “fazer uma Procuradoria presente e efetiva”. Parma entende que o órgão precisa reunir as condições necessárias para prestar as consultorias exigidas pelas autoridades da UFSC e pela própria comunidade universitária. “A Procuradoria vai dar orientações e esclarecimentos de forma clara e direta, uma vez que a advocacia consultiva previne erros e evita muitas questões jurídicas”, frisou.

Ele pretende fortalecer e preparar a equipe de forma que possa dar as respostas que a UFSC necessita. Além dos procuradores, contará com a participação de estagiários. A Reitoria igualmente melhorará as condições de infra-estrutura e de atendimento.

A Procuradoria da Universidade é hoje ligada à Procuradoria Geral Federal e à Advocacia Geral da União (AGU). Nilto Parma assume o cargo interinamente, pois a posse definitiva depende ainda da aprovação de pedido do reitor que tramite junto à AGU, ao Ministério da Educação e à Casa Civil da Presidência da República.

Por Moacir Loth/jornalista na Agecom