Livro da EdUFSC mostra com quantas letras se faz uma boa redação

02/07/2008 09:05

Experiência e prática de redação, de Maria Luiza Ferraro, Izete Lehmkul Coelho, Edair Maria Gorski, Mara Cristina Fischer Rese, Marco Antonio de Mello Castelli, Milton Luiz Horn Vieira (organizadores), publicado pela Editora da UFSC, é o lançamento nesta quarta, dia 2 de julho, em Florianópolis, às 18h30min, no Auditório da Fapeu – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, Campus Universitário da UFSC.

A obra contém textos representativos sobre leitura e produção textual da redação no vestibular, novas perspectivas de pesquisas na área da leitura e produção textual, subsídios para a formação de professores de Língua Portuguesa e subsídios para a formação do aluno do Ensino Médio que pretende fazer o vestibular da UFSC.

É a descrição de um trabalho que há sete anos vem, cuidadosamente, alterando a avaliação das provas de redação nos concursos vestibulares da UFSC, com contribuições teóricas e práticas para os pesquisadores da área, professores de língua portuguesa e alunos do ensino médio. Aborda ainda a trajetória da experiência e prática dos trabalhos na Comissão Permanente do Vestibular da UFSC – Coperve – e a questão da seleção e preparação dos avaliadores das redações do vestibular.

Segundo o professor Edemir Costa, ex-presidente Coperve, não se faz um ensino de qualidade sem antes buscar na pesquisa os fundamentos científicos para, no caso da redação, atuar com maior profundidade quanto as critérios para uma avaliação mais justa.

Experiência e prática de redação

Maria Luiza Ferraro, Izete Lehmkul Coelho, Edair Maria Gorski, Mara Cristina Fischer Rese, Marco Antonio de Mello Castelli, Milton Luiz Horn Vieira (organizadores)

Editora da UFSC

R$ 20; 186 p.

Contatos com Maria Luiza Ferraro pelo fone 3721-9972, e-mail: marialuiza@coperve.ufsc.br