Livro aborda aspectos críticos do ensino de engenharia

21/07/2008 13:12

A convergência do ensino técnico clássico com o ensino tecnológico atual, a rotina das relações entre professor e aluno, obstáculos no processo de aprendizagem e a questão da avaliação eminentemente técnica são alguns dos temas abordados no livro “Educação tecnológica – Enfoques para o ensino de Engenharia”, de Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Irlan von Linsingen, cuja segunda edição (a primeira é de 2000) a Editora da UFSC está colocando no mercado.

Partindo da gênese do ensino de engenharia, o livro analisa o trabalho pioneiro das escolas técnicas francesas no século XVII e sua lenta evolução, com forte influência das orientações positivistas, até chegar ao modelo vigente, com a problemática convivência entre a distribuição dos conteúdos técnicos e a visão social e crítica dos estudantes. Neste sentido, os autores defendem “uma nova concepção filosófica que rompa com os moldes atuais na busca de uma formação mais globalizadora e duradoura do conhecimento”.

No capítulo que trata da relação professor-aluno, o livro questiona a tendência à mera reprodução de conhecimentos no ambiente de sala de aula, a impossibilidade de ações problematizantes e um modelo didático em que o não-entendimento, por exemplo, pode ser encarado como falta de atenção por parte do aluno e nunca como algo relativo à própria constituição do conhecimento.

“Ao atuarmos de forma crítica e socialmente comprometida, estaremos contribuindo para a ampliação da dimensão cultural da técnica e da tecnologia, a favor, portanto, de um relacionamento integrado entre fatores sociais e tecnológicos, e rechaçando idéias falaciosas de controle social como entrave ao desenvolvimento tecnológico e de controle tecnológico do comportamento social”, dizem os autores no final do capítulo “Abordagens da técnica e da tecnologia”.

Revisada e ampliada, esta edição traz dois capítulos extras, sendo que um deles, assinado pela jornalista e pesquisadora Carla Giovana Cabral, aborda as relações de gênero no âmbito das engenharias. A autora analisa a tardia entrada das mulheres nesta área, resultado da própria ausência do direito de acesso à educação superior. No caso da engenharia, campo historicamente dominado pelos homens, a resistência foi ainda maior. No Brasil, foi somente em 1919 que se formou a primeira mulher engenheira, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Ainda hoje, admite Carla, existe “um cotidiano que as trata como estrangeiras ou invasoras num ambiente predominantemente masculino”.

OS AUTORES

Walter Antonio Bazzo é engenheiro mecânico, doutor em Educação, pesquisador e professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Luiz Teixeira do Vale Pereira, mestre em Projeto Mecânico e engenheiro de segurança do trabalho, é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Autor do livro “Fundamentos de sistemas hidráulicos” (EdUFSC, 2008, 3º ed.), Irlan von Linsingen é graduado em Engenharia Mecânica, mestre em Ciências Técnicas e doutor em Educação em Ciências pela UFSC.

Educação tecnológica – Enfoques para o ensino de Engenharia

Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Irlan von Linsingen

Editora da UFSC (EdUFSC)

R$ 27,00; 231 p.

Entrevistas com os autores podem ser marcadas pelos seguintes telefones e endereços eletrônicos:

Walter Antonio Bazzo: 3721-9264; 3223-5489; wbazzo@emc.ufsc.br

Luiz Teixeira do Vale Pereira: 3721-9264, ramal 214; 3333-2628 (casa); teixeira@emc.ufsc.br

Irlan von Linsinger: 3721-9396; linsinger@emc.ufsc.br

Carla Giovana Cabral: 9960-6155; 3721-9890, ramal 25; carla.gio.cabral@gmail.com