Especialista fala sobre iluminação cênica na UFSC

Programa para projetos de iluminação cênica é livre
O profissional lighting designer trabalha com planejamento dos sistemas, controles e efeitos de iluminação em eventos cênicos, espaços arquitetônicos e iluminação pública. O tema da palestra aborda o tripé dos processos e técnicas para o desenvolvimento de projetos de iluminação no teatro. Será uma introdução aos conhecimentos básicos sobre o tema.
LabLux
O Laboratório de Iluminação e o Centro de Computação da Unicamp desenvolveram o LabLux 1.0, primeiro programa para projetos de iluminação cênica genuinamente brasileiro. É um software livre (gratuito), cuja versão beta (para teste) está disponível em http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/lablux/principal.htm. Os principais objetivos do programa são facilitar os processos de execução do desenho de iluminação de palco e de captação de imagem e servir como ferramenta didática no ensino da área.
Valmir Perez
Graduado em Educação Artística com bacharelado em Artes Plásticas e licenciatura em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em multimeios pela mesma instituição. Possui experiência de mais de 20 anos em projetos de iluminação, design e artes. Atua em projetos de iluminação cênica, arquitetural de interiores e exteriores, projetos de estruturas cênicas, computação gráfica, desenvolvimento de software na área de iluminação, ensino e pesquisa em design de iluminação e artes plásticas.
Valmir Perez estará em Florianópolis para palestra no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), como parte do ´Projeto de Capacitação de Técnicos em Espetáculo` da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que prima pela capacitação do profissional de iluminação, sonoplastia e cenotécnica. Perez conversa com técnicos e artistas na atividade ´O conceito de iluminar`, que acontece dias 7 e 8 de julho, de 19h às 21h, no TAC.
Serviço:
O QUÊ: Palestra ´Pesquisa, criação e execução de projetos de iluminação cênica`, com Valmir Perez (Unicamp, Campinas-SP)
QUANDO: Terça-feira, dia 8 de julho, de 10h às 12h
ONDE: Teatro da UFSC, praça Santos Dumont, bairro Trindade
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447
Fonte: Adriana Seguro, Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC-SeCArte-UFSC.