UFSC sedia mostra sobre saúde e prevenção nas escolas
O Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe entre os dias 23 e 25 de junho a III Mostra Nacional de Saúde e Prevenção nas Escolas e a II Mostra Brasil de Afro Atitude. O evento é dirigido a todos os envolvidos nos esforços de integração entre saúde e educação e nas atividades de promoção da saúde e dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens escolares. Participam da mostra profissionais de saúde, de educação, estudantes, gestores da saúde, gestores da educação, adolescentes e jovens, organizações da sociedade civil, organizações internacionais, universidades e demais atores interessados nesse debate.
O eixo temático do encontro vai abranger os temas: Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – Cenário atual e Desafios Futuros; Promoção da Saúde; Intersetorialidade: Gestão integrada entre saúde e educação; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Prevenção das DST/HIV/Aids; Relações de gênero; Raça e etnia; Educação para os Direitos humanos; Acesso a insumos de prevenção; Cooperação internacional; Participação juvenil; Viver e Conviver com HIV/Aids; Vulnerabilidades; Avaliação e Monitoramento das ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas; e Educação sobre Drogas.
As inscrições para participar da III Mostra são gratuitas e limitadas a 700 vagas. A atividade é promovida pelos Ministérios da Educação e Saúde com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
A programação completa está disponível no site: http://sistemas.aids.gov.br/spe2008/index.php?option=com_contact&view=contact&id=1&Itemid=14
Outras informações podem ser obtidas com claudiodias@mec.gov.br
Saiba mais:
Implantado no ano de 2003 pelos Ministérios da Educação e da Saúde O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE – é dirigido a jovens e adolescentes. Trabalha temas relacionados à saúde sexual e reprodutiva nas escolas através de atividades que estimulam os estudantes a atuarem como sujeitos transformadores da realidade Entre as ações já colocadas em prática está a edição do Prêmio de Inovação Tecnológica. Inclusive, a instituição vencedora deste prêmio foi a CEFET/SC, que recebeu R$ 100 mil pelo desenvolvimento de uma máquina dispensadora de preservativo para ser usada em escolas onde já está em execução o projeto.
Com a oferta deste espaço de discussão aos jovens o governo busca contribuir para a redução da infecção pela AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), diminuir os índices de evasão escolar causada pela gravidez na população de 10 a 24 anos, estimular a participação dos jovens na formulação e execução de políticas públicas de prevenção das DST e Aids e do uso nocivo de drogas, e ainda instituir uma cultura de prevenção nas escolas e em seu entorno. A integração dos jovens ao projeto acontece por meio de fóruns de debates, treinamentos para formação e capacitação para que eles atuem como multiplicadores entre outros jovens.