UFSC recebe coordenadoras do programa Universidade Aberta do Brasil

13/06/2008 17:15

A Diretora do Departamento de Educação a Distância (dEaD) da UFSC, Araci Hack Catapan, recebeu nesta sexta-feira, 13 de junho, na Sala dos Conselhos, duas coordenadoras do programa Universidade Aberta do Brasil: a coordenadora geral de articulação acadêmica Nara Maria Pimentel e a coordenadora geral de supervisão e fomento Grace Tavares Vieira. Elas vieram à UFSC para expor a atual situação do UAB para os coordenadores dos cursos da UFSC que integram o programa.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa da Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capacitação de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) com parceria da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação(MEC). Compõem a nova CAPES, entre outras diretorias, a Diretoria de Educação a Distância cujo diretor é Celso José da Costa e a Diretoria de Educação Básica Presencial, cujo diretor é o professor Dilvo Ivo Ristoff.

A professora Araci explicou à platéia como está estruturado, atualmente, o dEaD, com o Lead, Hiperlab e Lantec produzindo materiais para os cursos e a SeAD sendo responsável pela gestão dos pólos em Santa Catarina. Atualmente estão funcionando e em fase de implantação cerca de 20 cursos, englobando as licenciaturas e pós-graduações.

Nara Pimentel fala da UAB - foto Jones Bastos

Nara Pimentel fala da UAB - foto Jones Bastos

Nara Pimentel disse que sempre fica feliz em voltar à UFSC onde adquiriu experiência no ensino a distância. Para ela o diferencial de qualidade que está ganhando o ensino a distância nacional é fazer ensino a distância agregando as universidade públicas que já realizam educação de qualidade.

Falou também da importância de integrar a nova CAPES, o que significou a institucionalização da secretaria de ensino a distância no MEC. O trabalho da Diretoria de Educação a Distância tem sido árduo já que a equipe se compõe de cerca de 30 pessoas, incluindo as coordenações e o volume de trabalho é enorme com quase 600 projetos em 850 pólos.

Nara explicou que as funções de sua coordenação são as de articulação e aproximação com as universidades, verificar as demandas dos municípios e avaliação dos cursos nos pólos.

O que se verificou é que muitos municípios aderiram ao programa se candidatando a pólo sem que houvesse condições para tal. Muitos cursos foram aprovados, mas ainda não tiveram condições de ser implementados.

A prioridade do programa é a formação de professores nas licenciaturas, sendo que o foco é que as universidades atuem em graduação preferencialmente no âmbito de seu Estado e para as pós-graduações em âmbito regional. Mas o que se verificou, na prática, é que os municípios, conforme o referencial geográfico têm demandas diferentes.Muitos não privilegiam cursos de licenciaturas, mas suas demandas são de cursos de administração, economia e gestão pública. A partir desta constatação o curso piloto de administração está sendo reestruturado para gestão pública. Também está sendo estruturado um mestrado a distância em gestão pública, além das especializações em gestão ambiental e gestão em saúde.

Uma das funções da DED é o acompanhamento e avaliação do processo de implantação do sistema UAB. Há muitas experiências inovadoras e é preciso compartilhá-las. Também é importante o incentivo à pesquisa e à formação permanente, além de implantar uma biblioteca digital e física com o material didático produzido para os cursos.

Outra área importante é a de implementação, acompanhamento e avaliação do Programa de formação para a diversidade, que tem como áreas temáticas: educação de jovens e adultos na diversidade; educação no campo; educação ambiental; relações étnico-raciais e gênero e diversidade na escola. Uma ação, já em fase de execução, da Diretoria é a de enviar 400 a 600 livros para cada pólo, atendendo demandas dos professores e visando formar bibliotecas. Nessa perspectiva será feito um treinamento para formar auxiliares de biblioteca que possam gerir este material, para que mais adiante se possa até ter a contratação efetiva de bibliotecários para os municípios.

A professora Rosângela Schwarz Rodrigues informou que a UFSC vai oferecer, nos cursos da UAB, uma pós-graduação em gestão de bibliotecas escolares.

Também foi discutida a questão do uso do material didático produzido para os pólos para fins de educação presencial nas universidades. Nara esclareceu que era preservada a autoria para o material produzido e desde que não fosse cobrado dos alunos, poderia ser usado, livremente, nas aulas das universidades.

Outro assunto levantado foi o da necessidade de uma verba especial para impressão, para os alunos, de material que é disponibilizado digitalmente.

O professor Darlei Dall´Agnol, coordenador do curso de Filosofia a distância da UFSC, lembrou que, recentemente, foi assinado, pelo governo federal, a volta da obrigatoriedade da filosofia no ensino médio, gerando uma grande demanda de formação de professores.

Também foi lembrado o problema que a lei eleitoral que restringe gastos seis meses antes das eleições causará para a continuidade e até para implantação do programa nos municípios.

O professor Carlos Alberto Justo da Silva, reitor em exercício, falou sobre a preocupação da formação dos profissionais de saúde distanciados do SUS. Afirmou que a saída encontrada pela UFSC foi a interlocução com o ambiente real de atuação nas prefeituras e outros órgãos e que essas mudanças no início geram medos, mas não são as mudanças políticas que legitimam o trabalho da universidade e sim a sociedade.

Para ele os pólos devem se aproximar das forças sociais para garantir processos de institucionalização. Disse ainda que a atual administração não pensa o ensino, a pesquisa e a extensão como um tripé, por que parecem atividades paralelas que, portanto, não se encontram, mas como um mosaico que se integra. Uma idéia de canadense de universidade, na qual a universidade pertence aos locais onde está inserida. Reafirmou a importância do ensino a distância pelo valor de derrubar muros, mas tendo-se em conta que ele não é uma ferramenta em si. O ensino a distância é uma ferramenta pedagógica e não uma finalidade.

Informações sobre o Departamento de Educação a Distância (dEaD) telefone: 3721-8325

Por Alita Diana/jornalista na Agecom