Seminário de educação a distância discute avaliação desta modalidade de ensino
Encerra nesta sexta, 27, o Seminário de Pesquisa em Educação Distância que reúne professores, pesquisadores e estudantes para trocarem informações e discutirem esta modalidade de ensino na UFSC. O evento foi organizado pelo Departamento de Ensino de Graduação a Distância (EaD)e coordenado pela professora Dulce Márcia Cruz.
Na abertura do encontro, dia 26, Dulce Maria lembrou a importância do evento pois a educação a distância está sendo institucionalizada na UFSC se tornando necessário um desenvolvimento na área da pesquisa como um novo e grande desafio.
Outra questão importante foi levantada na palestra de quinta-feira “A função da pesquisa na avaliação institucional da EaD”, que teve com expositora Patrícia Torres, da PUC Paraná. A palestrante falou da importância da avaliação institucional tanto no ensino presencial quanto no a distância. Patrícia expôs os modelos de avaliação utilizados pela PUC desde 2004.
Na mesa, coordenada por Renato Cislaghi, foi discutida a importância de avaliação de conteúdo, professores e estrutura física pelos alunos, para possibilitar um retorno à universidade. Patrícia salientou a importância de uma avaliação específica para os alunos do EaD, já que a avaliação institucional regular não aborda pontos exclusivos da área, como a acessibilidade dos alunos ao equipamento necessário, o cumprimento dos prazos estipulados via internet, a disponibilidade dos professores durante o período não-presencial
Alunos e professores presentes levantaram questões sobre a eficácia do retorno que a universidade dará às avaliações. “O retorno nem sempre é imediato e visível quando se trata de uma instituição da proporção da UFSC, mas sem a avaliação não saberíamos nem por onde começar”, explica.
Foi também dito que a discussão de temas como estes são fundamentais para o desenvolvimento com qualidade do ensino a distância na UFSC.
Por Cecília Cussioli/bolsista de jornalismo na Agecom