Repórter especial de O Estado de São Paulo lança livro e profere palestra na UFSC

17/06/2008 09:50

Qual será o destino dos jornais impressos em um mundo que se rende cada vez mais à rapidez e facilidade da internet? Essas e outras questões são abordadas no livro O Destino do Jornal (Editora Record, R$ 40, 272 páginas). O autor do livro, jornalista de O Estado de São Paulo, Lourival Sant’Anna estará na UFSC nesta terça-feira, 17/6, proferindo palestra sobre o tema. Às 19h, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão

A obra discute o futuro do jornalismo impresso diante de uma crise até então nunca vista no meio, provocada pela massificação da internet. Os brasileiros passam cada vez mais tempo on-line, e essa é uma tendência mundial. No ano de 2007, foi registrado que o brasileiro passava em média 21 horas e 20 minutos navegando na internet todo o mês. Ao longo dos anos, com a popularização dos computadores e mais opções para se conectar ao cybermeio, os números vêm crescendo, e os sites de notícias ganhando um público cada vez mais cativo.

Os argumentos desenvolvidos no livro giram em torno de três aspectos: a intensificação da concorrência, a mudança dos hábitos de leitura e a inovação tecnológica. O livro de Sant’Anna conta ainda com a opinião dos editores dos três maiores jornais do país sobre a questão: Rodolfo Fernandes, do jornal O Globo, Otávio Frias Filho, da Folha de São Paulo e Sandro Vaia, diretor de redação de O Estado de São Paulo até outubro de 2006.

Mais informações com Aureo Moraes / Coordenador do Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC / e-mail: aureo@cce.ufsc.br

Por Gabriela Bazzo / Bolsista de Jornalismo na Agecom