Publicação da EdUFSC discute a formação continuada de professores

16/06/2008 15:40

Resultado da participação das autoras como docentes nas atividades oferecidas pelo Programa de Formação Continuada (Profor), organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC, o livro “Lugares, Sujeitos e Conhecimentos: a Prática Docente Universitária” será lançado terça-feira, dia 17, no hall do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. A obra sai pela EdUFSC e tem como organizadoras as professoras Suzani Cassiani, Diana Carvalho de Carvalho, Mériti de Souza e Adriana da Costa. Na mesma ocasião, haverá o lançamento do livro “Fernando de Azevedo – Sociólogo e Educador”, de Olinda Evangelista e Silvia Lima, também pela EdUFSC.

O volume contém 10 artigos que discutem a produção e disseminação do conhecimento, abordando questões como as relações entre ciência e tecnologia, contexto social e educação, processos de ensino e aprendizagem, avaliação e formação pedagógica e dimensão corporal inerente à atuação docente. “Esta coletânea se apresenta como um dos frutos de procurar mostrar, por meio de diferentes abordagens e enfoques, como o domínio disciplinar da educação se constitui e a que funções responde no cenário moderno e contemporâneo”, dizem as organizadoras na apresentação.

Entre os artigos incluídos na publicação estão Disciplina de Metodologia do Ensino nos Cursos de Formação Inicial e Continuada de Professores: Dimensão Legal e Pedagógica” (Marcos Laffin e Neide Arrias Bittencourt), Educação a Distância: Mediação Pedagógica Diferenciada (Araci H. Catapan), Voz, Professor e Conhecimento: Interações em Movimento na Sala de Aula (Janice Westphal Román Nappi) e Reflexões sobre o Ensino Superior Tecnológico à Luz da Ruptura do Paradigma Positivista” (Fabiana Thomé da Cruz e Walter Antonio Bazzo).

Num dos trechos do livro (no artigo Educação Tecnocientífica e Avaliação: uma Abordagem Alternativa”), Irlan von Linsingen, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, afirma: “O processo educacional e sua avaliação devem ter como questão básica o fato de que o mundo real do desenvolvimento tecnocientífico e a intervenção ambiental é um mundo altamente complexo, e essa complexidade, que se traduz em incerteza na caixa-preta da ciência-tecnologia, não pode ser ocultada dos estudantes. A complexidade é algo que, em qualquer caso, deve dissolver-se através da discussão conceitual e empírica, assim como através da tomada de decisões valorativas, sem ser considerada um ponto de chegada curricular através da acumulação unidirecional de informação aproblemática”.

Mais informações podem ser obtidas na Editora da UFSC, pelo fone (48) 3721-9408.

Lugares, Sujeitos e Conhecimentos: a Prática Docente Universitária

Suzani Cassiani, Diana Carvalho de Carvalho, Mériti de Souza e Adriana da Costa (org.)

Editora da UFSC – Série Geral

186 p. – R$ 29,00

Por Paulo Clovis / Jornalista da Agecom