Projeto Córdoba promove o intercâmbio de estudantes do ensino médio

23/06/2008 10:00

Participar de intercâmbio internacional é uma oportunidade de expandir os conhecimentos por meio de uma experiência fora do país. O Colégio de Aplicação (CA) da UFSC há 16 anos desenvolve o Projeto de Cooperação Argentina-Brasil, o Projeto Córdoba, que envolve a Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano em Córdoba (Argentina) e o CA.

Os principais objetivos são oferecer uma alternativa no campo educacional para estimular a integração entre os países, proporcionando uma oportunidade para que alunos realizem projetos de pesquisa que tenham como tema experiências teórico-metodológicas no campo da educação, além de realizar pesquisas interdisciplinares com troca de experiências gerando no campo educacional, aproximando os países.

Anualmente um grupo de alunos, a partir de 14 anos de idade, passa dois meses em Florianópolis, ou Córboda estudando. O número de estudantes depende do processo da seleção, geralmente, em torno de 20.

No caso dos estudantes brasileiros os alunos cursam a Escuela Superior de Comercio Manuel Belgrano, ligada à Universidade Nacional de Córdoba, e moram com uma família argentina da cidade. Já os alunos de Córdoba que vêm para ao Brasil estudam no Colégio de Aplicação da UFSC e moram com famílias brasileiras.

O projeto de Cooperação Argentina-Brasil começou entre os anos 1989 e 1992 com visitas de professores às duas escolas. Em 1992 foi assinado o Acordo de Cooperação Acadêmico e Cultural pelos Reitores das duas Universidades: Federal de Santa Catarina e Nacional de Córdoba. Nesse ano aconteceu o primeiro intercâmbio de alunos e também o primeiro intercâmbio de docentes.

A partir de 1992 o Projeto Córdoba tem proporcionado aos estudantes duas modalidades de intercâmbio: a que dura dois meses (agosto e setembro) e as oficinas de conhecimento com duração de uma ou duas semanas. A seleção para participar do intercâmbio é feita a partir do aproveitamento escolar e de projetos propostos e desenvolvidos pelos alunos.

As escolas têm como meta que os alunos e professores envolvidos melhorem o conhecimento de cada cultura, possibilitando a discussão e reflexão visando ao respeito à identidade latino-americana e ao mesmo tempo, colaborando na integração entre as duas sociedades, sempre recebendo o apoio das universidades.

Informações: www.ca.ufsc.br/cordoba/index.htm ou (48) 3721-9561

Por Luciana Filippa/ estudante de jornalismo – intercambista argentina do programa AUGM – especial para a Agecom