Peça conta história de caça às bruxas no século XVII

11/06/2008 17:19

Enredo: mulheres acusadas de bruxaria

Enredo: mulheres acusadas de bruxaria

O Teatro da UFSC recebe neste final de semana o espetáculo “Vinegar Tom”. As apresentações serão no sábado, dia 14, às 20h, e no domingo, dia 15 de junho, às 19h. O grupo é composto por formandos do curso de Artes Cênicas da UDESC, sob direção da professora Brígida Miranda. Doze atores e uma banda de cinco pessoas dividem o palco para compor o espetáculo. A entrada é gratuita.

“Vinegar Tom” conta a história da caça às bruxas no século XVII, na Inglaterra, sob o ponto de vista das mulheres acusadas de bruxaria. O fazendeiro Jack e a esposa Margery tornam suas vizinhas bodes expiatórios para seus problemas econômicos e conjugais. Sem querer acreditar que Deus julga-os maus, eles interpretam suas desventuras como atos de bruxaria praticados por Joan Noakes e Alice, mãe e filha que vivem fora dos códigos morais. Os conflitos provocados nas redondezas da pequena vila são levados às últimas conseqüências quando um caçador de bruxas chega à cidade.

Reflexão sobre gênero e classes sociais

Reflexão sobre gênero e classes sociais

Escrito em 1976 pela inglesa Caryl Churchill, o texto examina a questão do poder patriarcal e faz uma análise feminista-socialista para desvendar os problemas do relacionamento entre gênero e classes sociais. Apresentando a narrativa em um tempo histórico distante, a autora discute a sexualidade na bruxaria e mostra os vestígios do pensamento católico medieval na vida contemporânea. As relações entre gênero e sexualidade são exploradas com técnicas do Teatro Épico de Bertolt Brecht.

Sobre o grupo

Formandos do curso de Artes Cênicas da UDESC criaram a peça ao final das disciplinas Montagem I e II da graduação. Eles já realizaram diversas apresentações e participaram do Festival de Teatro Isnard Azevedo este ano. O elenco é composto por Aldo Alberto Godoy, Daniel Da Luz, Denise Krieger, Elisa Schmidt, Fabiano Lodi, Felipe Queriquelli, Gilbas Piva, Kamila Debortoli, Maiara Barros, Maria Fernanda Jacobo, Mariana Cândido e Tama Ribeiro.

A música fica por conta de Cláudia Musi (piano), Fernanda Macedo (voz / percussão), Lívia Sudare (baixo), Luana Garcia (voz / guitarra) e Renata Svoboda (bateria).

Sobre a autora

Caryl Churchill ficou conhecida pelo uso de técnicas não naturalistas para abordar o feminismo na segunda metade do século XX. Durante as décadas de 1970 e 1980, trabalhou com grupos socialistas de teatro feminista como o Monstrous Regiment – para quem escreveu “Vinegar Tom”. Cláudia Mussi, diretora musical e produtora do espetáculo, traduziu o texto em 2007, com exclusividade para essa montagem.

Sobre a diretora

Brígida Miranda é arte educadora, com mestrado em Prática Teatral, pela University of Exeter, da Inglaterra, e doutorado em Ph.D. em Teatro pela La Trobe University, da Austrália. Atualmente, é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde ministra disciplinas de práticas teatrais, como direção, interpretação e montagem.

Serviço:

O QUÊ: Espetáculo “Vinegar Tom”, com alunos formandos em Artes Cênicas da UDESC

ONDE: Teatro da UFSC – Praça Santos Dumont, Trindade

QUANDO: Sábado, dia 14, às 20h, e domingo, dia 15 de junho de 2008, às 19h

QUANTO: Gratuito (retirar o ingresso meia hora antes)

CONTATO: DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Adriana Seguro – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do

DAC – SECARTE – UFSC, com material do grupo.

Leia também:

Teatro da UFSC abre inscrições para pauta de apresentações no segundo semestre

Inscrições até 30 de junho. O resultado da seleção deverá ser divulgado em 7 de julho.