Os poemas de Ernani Rosas na Cidade do Ócio

30/06/2008 10:30

Coletânea de 525 poemas inéditos do escritor catarinense Ernani Rosas (1886-1954), incluindo um estudo introdutório sobre o poeta e sua poesia, Cidade do Ócio – entre sonetos e retalhos, organizado por Zilma Gesser Nunes, será lançada no próximo dia 3 de julho, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Florianópolis.

Professora da UFSC nas áreas de Língua e Literatura Latina, Filologia e Literatura Catarinense, doutora em Literatura com pesquisas em acervos literários e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão, Gesser Nunes já publicou ´Dispersos: poesia & prosa` e ´A companhia dramática Julieta dos Santos e o meio intelectual desterrense e outros ensaios`.

Rosas, filho do poeta e jornalista catarinense Oscar Rosas, apesar de considerado um grande poeta pela opinião especializada, é praticamente desconhecido nos meios acadêmicos. Zilma Nunes diz que é interessante observar a estreita ligação com os poetas simbolistas portugueses, especialmente Mário de Sá-Carneiro. “Dono de uma poética muito particular, Rosas não se enquadra em classificações canônicas (foi considerado um enigma por Augusto de Campos)”.

“Essa é uma obra de paixão, constância e trabalho e resgata uma poesia de rara sensibilidade, com muita musicalidade e o emprego de imagens e combinações insólitas deste estranho poeta que, marginalizado em vida, ainda que resgatado nos dias de hoje, continua quase um solene desconhecido na literatura brasileira”, lamenta a professora Zahidé Muzart, da UFSC.

Cidade do ócio

Zilma Gesser Nunes

Editora da UFSC

R$ 37,00; 323 p.

Contatos com Zilma Gesser Nunes pelos fones 3721-9293 ou 3234-7988, e-mail: zilma@cce.ufsc.br