Oficina de Mandalas busca o auto-conhecimento através da arte

09/06/2008 10:44

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Mandalas – Desenhando e Pintando Mandalas para o Re-conhecimento de Si Mesmo, ministrada por Jair dos Santos, servidor do Departamento Artístico e Cultural da UFSC. A oficina é um projeto de arte-educação que tem o apoio da UFSC.

De acordo com o ministrante, mandala é uma palavra de origem sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. “A construção da mandala (desenho e pintura), com seus símbolos e cores, faz a pessoa entrar em contato com energias do universo que irão ajudar no despertar de sua consciência”, diz ele.

Um dos objetivos do curso é ajudar os participantes a relembrarem quem são, para decidirem o que querem ser, na definição de Jair dos Santos. “Ao fazer um desenho ou pintar, experimentamos sentimentos e emoções que são transmitidos pela obra acabada, seja no tema escolhido, seja no material e na cor, e até mesmo no estilo do traço ou da pincelada”, ensina o ministrante.

Sendo a Arte a linguagem dos sentimentos e das emoções, explica Jair, é possível empregá-la para conduzir o educando à experiência de sentimentos e emoções mais elevados. “O Si Mesmo de que falamos é o mesmo estudado por Jung em sua pesquisa de individualização do Self, ou seja, a humanização (espiritualização) do ser humano”, afirma ele.

Mais informações podem ser obtidas no DAC, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da universidade, pelo telefone (48) 3721-9348 ou 3721-9447.