Núcleo do Projeto Telessaúde na UFSC recebe gestores municipais de 56 cidades catarinenses

16/06/2008 18:30

Serão realizadas no auditório do Hospital Universitário da UFSC esta semana novas atividades relacionadas ao Programa Telessaúde Brasil – Programa Nacional de Telessaúde Aplicado à Atenção Básica. Na terça-feira, 17/6, a partir de 8h30min, serão feitas apresentações sobre o programa para gestores municipais de saúde e representantes do Programa de Saúde da Família de Santa Catarina. Nesta primeira etapa participarão 56 cidades catarinenses.

Às 15h, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Educação e UFSC, será realizada solenidade de entrega de computadores a cada um dos municípios integrados ao projeto. Além de receber os equipamentos, os representantes municipais participarão do primeiro módulo do curso “Utilização de tecnologias de Ensino a Distância”.

Orientado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde, o Projeto Piloto de Telessaúde ocorrerá simultaneamente em nove estados brasileiros, com um Núcleo de Telessaúde por estado. Participam Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina o núcleo está sediado no Hospital Universitário.

O Núcleo Telessaúde de Santa Catarina foi criado para pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a área, assim como para a prática do ensino, pesquisa e assistência a profissionais do Programa de Saúde da Família.

Para isso, são disponibilizados serviços de capacitação a distância, além da criação de uma rede composta por 100 municípios, ampliada por meio das cidades que já compõem a Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM) – totalizando 160 municípios.

A RCTM, que está atuando como motivador e ponto de partida para a implantação do Telessaúde no estado, é um projeto desenvolvido pela UFSC em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, que disponibiliza o acesso via internet a imagens, sinais e laudos médicos gerados a partir de estabelecimentos de saúde em todo o Estado.

Para maiores informações ligue para (48) 3721-8158 – Cristiane e Harley