Luiz Antonio Zenni é o novo diretor do Escritório Técnico da UFSC

11/06/2008 13:15

Nesta quarta-feira, dia 11 de junho, tomou posse o arquiteto Luiz Antonio Zenni, como novo diretor do Escritório Técnico da UFSC (ETUSC). Deixa o cargo o engenheiro Paulo Roberto Pinto da Luz. A cerimônia aconteceu na sede do ETUSC, que atualmente é ligado à Secretaria de Planejamento e Finanças, cujo secretario é o professor Guilherme Julio da Silva.

Zenni já ocupou a função de coordenador de espaço físico da Secretaria de Planejamento (Seplan). Foi também chefe da Divisão de Projetos da Coordenadoria de Espaço Físico da Seplan. Na última gestão, além de ser o substituto direto do diretor, chefiava a Divisão de Projetos.

Estiveram presentes à posse o reitor Alvaro Toubes Prata, o vice-reitor, Carlos Alberto Justo da Silva; o chefe de gabinete, José Carlos Cunha Petrus; o secretario de Relações Institucionais em exercício, Paulo Lovato, e o secretario de Planejamento e Finanças, Guilherme Júlio da Silva, além da equipe do ETUSC.

O reitor agradeceu ao diretor que terminou sua gestão e falou dos desafios crescentes que o ETUSC terá que enfrentar com a expansão da UFSC, já que a universidade está indo para outras regiões e esta ida se dará também fisicamente. Reconheceu o zelo que a equipe do ETUSC tem dispensado às suas tarefas e a importância do grupo atuar como um time, sempre em conjunto.

Paulo Roberto Pinto da Luz falou da alegria de sair com o dever cumprido após cinco anos de gestão, nos quais o ETUSC realizou praticamente tudo que tinha que fazer e que a UFSC não teve que devolver nenhum recurso. Falou, também, das dificuldades do atual processo licitatório, no qual vence o menor preço e, muitas vezes, são contratadas empresas que se sabe que não vão conseguir realizar obras, já que para obras cujo custo seria um milhão, vence uma empresa que diz ser capaz de executá-la por R$ 700 mil. As obras param e acaba sendo um problema. Por outro lado, existe a satisfação na hora de entrega da obra, quando o usuário fica contente em recebê-la. Agradeceu, uma vez mais, à confiança depositada pelo ex-reitor e ex-vice-reitor e também pelo apoio recebido de Mario Kobus a quem era diretamente subordinado.

Zenni agradeceu ao Reitor pela confiança depositada e pelo apoio recebido da equipe, já que não houve rejeição à sua nomeação. Destacou os desafios que serão enfrentados nos próximos anos, sendo o principal o do REUNI. Disse que para que se viabilize, algumas coisas terão que mudar para que o ETUSC se coloque um pouco adiante do “rolo compressor”. Já foi apresentado um documento com as proposições de mudanças. Neste momento o Reitor apressou-se em dizer que estava dado o aval.

Zenni disse ser um sonho a criação de uma divisão de planejamento para definir as novas áreas dos campi. Apresentou os novos chefes de divisões à equipe e autoridades presentes. Informou, ainda, que já aconteceram reuniões com o CTC para discutir, ainda teoricamente, onde seriam as novas áreas dos campi da UFSC.

O ETUSC

A UFSC ganhou, nos últimos anos, mais de 50 mil m² de área construída. O responsável por elaborar a maioria desses projetos e fiscalizar todas as obras licitadas da universidade é o Escritório Técnico Administrativo da UFSC (ETUSC).

Criado em 1976 para substituir o antigo Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA), o ETUSC veio suprir a demanda de uma universidade em expansão. Com uma equipe formada por arquitetos, engenheiros, desenhistas, técnicos e pessoal de apoio, uma de suas principais preocupações é a manutenção da idéia de campus que se tem na UFSC.

Isso significa garantir que a disposição dos prédios permita uma boa ventilação, que a circulação de pessoas seja facilitada e que o máximo de área verde possa ser conservado. Garantir, enfim, construções funcionais que valorizem tanto o ambiente quanto as pessoas .

Contatos: (48) 3721-5100 / 3721-5101 (FAX)

www.etusc.ufsc.br

Por Alita Diana/ Jornalista na Agecom