Livro analisa vida e legado do sociólogo e educador Fernando de Azevedo

16/06/2008 15:44

Considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, Fernando de Azevedo teve participação ativa na reforma da educação no Distrito Federal e em São Paulo, a partir de 1927, e ajudou a criar a USP, em 1934. Apresentando-se como “sociólogo brasileiro”, seu modelo de modernização da sociedade e de busca de soluções para os problemas do País passava pelos investimentos em educação, e as idéias que defendeu foram partilhadas por vários mestres agregados sob a denominação de “renovadores”. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia durante 25 anos, membro da Academia Brasileira de Letras e recebeu, em 1943, o Prêmio Machado de Assis, da ABL.

O trabalho deixado pelo professor é analisado no livro “Fernando Azevedo: Sociólogo e Educador”, de Olinda Evangelista e Silvia Lima, que a Editora da UFSC lança no dia 17 de junho, às 17h30, no hall do Centro de Ciências da Educação (CED), em Florianópolis. Na mesma ocasião, a EdUFSC faz o lançamento de “Lugares, Sujeitos e Conhecimentos: a Prática Docente Universitária”, volume organizado por Suzani Cassiani, Diana Carvalho de Carvalho, Mériti de Souza e Adriana da Costa.

Olinda Evangelista e Silvia Lima dizem que seu livro interessa a uma ampla gama de pessoas, de professores da escola básica e estudantes universitários e pesquisadores da área educacional. O texto traz informações sobre a vida e o trabalho do Fernando de Azevedo, seu papel como intelectual, sociólogo e educador e a importância que teve como formador de um pensamento que ainda está presente no Brasil. As autoras fazem uma análise de suas obras sociológicas diretamente ligadas à educação e de sua experiência na formação de professores de nível superior em diferentes instituições de ensino no País.

Fernando de Azevedo nasceu em Minas Gerais, em 1894, e morreu em São Paulo, aos 80 anos. Começou seu aprendizado com os jesuítas e estudou as línguas grega e latina, literatura antiga, filosofia e história. Abandonou a vida religiosa para estudar Direito, e logo depois de formado foi professor e jornalista, tendo publicado artigos do O Estado de S.Paulo, que nos anos 20 abriu espaço para o debate político em torno das transformações por que passava o País – contexto no qual a educação ganhou destaque especial.

A partir da década de 30, Azevedo participou de movimentos que discutiam os rumos da educação no Brasil e foi diretor da coleção de estudos Brasiliana, até 1956. Paralelamente, continuou lecionando em diversas instituições de ensino, sempre a partir de perspectivas inovadoras. Professor por muitos anos, contribuiu para a formação de muitos intelectuais e tem, entre seus “discípulos”, nomes como Antônio Cândido de Mello e Souza e Florestan Fernandes.

Entre os livros que publicou aparecem “Princípios de Sociologia” (Melhoramentos, 1935), “A Educação e seus Problemas” (Melhoramentos, 1937), “Brazilian Culture” (The Macmillan Company, Nova York, 1943), “As Universidades no Mundo de Amanhã” (Nacional, 1947), “A Cidade e o Campo na Civilização Industrial e outros Estudos” (Melhoramentos, 1962), “Dicionário de Sociologia” (Globo, 1958) e “Histórias de Minha Vida” (José Olympio, 1971).

As autoras

Olinda Evangelista é professora do Centro de Educação (CED) da UFSC. Doutorou-se em História da Educação pela PUC/SP e realizou pós-doutorado na área de Formação Docente na Universidade do Minho, em Portugal. Publicou, entre outros, os livros “Iluminismo às Avessas: Produção de Conhecimento e Políticas de Formação Docente”, pela editora DP&A, do Rio de Janeiro, e “Formação de Professores: Perspectivas Educacionais e Curriculares”, em co-autoria Maria Célia M. de Moraes e José A. Pacheco, pela Porto Editora, da cidade do Porto.

Silvia Lima leciona no Colégio de Aplicação, vinculado ao CED. É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Participa do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis), atuando na formação continuada de professores de Sociologia das escolas públicas de Santa Catarina.

Contato com a professora Olinda Evangelista pode ser feito pelo telefone (48) 3338-3384. A professora Silvia Lima pode ser contatada através do fone (48) 3236-1240.

Fernando de Azevedo: Sociólogo e Educador

Olinda Evangelista e Silvia Lima

Editora da UFSC – Série Geral

128 p. – R$ 25,00

Por Paulo Clovis / Jornalista da Agecom