Inscrições para concurso DOCTV IV devem ser feitas até 11 de julho
Estão abertas, até 11 de julho, as inscrições ao concurso “DOCTV IV BRASIL”. O processo visa selecionar 35 programas originais de documentários de 52 minutos no país, sendo um deles em Santa Catarina. O vencedor receberá R$ 110 mil para sua produção. Promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), Fundação Padre Anchieta – TV Cultura/SP, Empresa Brasileira de Comunicação (TV Brasil), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, o concurso será realizado, em Santa Catarina, pela TV Cultura/SC, com o apoio da Cinemateca Catarinense.
O regulamento do DOCTV BRASIL IV está disponível no site wwww.tvcultura.ufsc.br. O concurso busca a autosustentabilidade da produção audiovisual brasileira através da regionalização da produção de documentários, da articulação de um circuito nacional de teledifusão – com exibição dos documentários vencedores nos estados em rede pública de TVs – e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro.
Desde 2003 já foram co-produzidos 127 documentários com a marca DOCTV, entre as edições Brasil I, II e III, carteiras especiais estaduais e o DOCTV IBERO-AMÉRICA (este último reúne autoridades audiovisuais nacionais, TVs públicas e educativas, e associações de produtores independentes de 13 países da América Latina, além de Portugal e Espanha).
O documentário vencedor do DOCTV BRASIL III em Santa Catarina foi “Dykia Distachya”, de Jonas Edson Varela Pinto e dirigido por Iur Gomes. Tratou da primeira extinção consentida, pelos órgãos ambientais responsáveis, de uma espécie vegetal. No caso da hidrelétrica de Barra Grande, construída no Rio Pelotas, divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, o lago inundou para sempre o habitat natural das últimas populações da bromélia Dickya distachya.
Somente pessoas físicas podem apresentar projetos de documentários. O programa em Santa Catarina tem o patrocínio da Tractebel Energia.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria da TV Cultura/SC, pelo fone (48) 3228 – 0800, ou com o coordenador local do programa, o jornalista Aderbal Filho, pelos fones (48) 3243-7588 ou 9127-9166.