FAM 2008 foi transmitido pelo Laboratório de Educação a Distância da UFSC

19/06/2008 09:56

Premiação do FAM2008 - foto do site

Premiação do FAM2008 - foto do site

A décima segunda edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2008, superou as expectativas, com uma grade de programação bem variada: nove produções destinadas à Mostra Infanto-Juvenil e 47 vídeos do Mercosul nas mostras competitivas. Foram também exibidos nove longas e aconteceram 18 sessões Extra-FAM. Pela primeira vez Floripa recebeu uma mostra significativa de títulos do cinema finlandês, O FAM aconteceu de 6 a 13 de junho, no Centro Integrado de Cultura, com exibições no cinema do CIC e transformando o Teatro Ademir Rosa, de 950 lugares, na maior sala de cinema da capital, quase sempre lotado nas sessões. Para a mostra de longas o público excedeu a capacidade do Teatro.

O FAM 2008 foi também um espaço de discussões e debates. Os encontros reuniram profissionais, pesquisadores, exibidores e produtores brasileiros, do Mercosul e europeus e foram transmitidos em tempo real pela internet, numa parceria com o Laboratório de Educação a Distância (LED), da UFSC. O LED disponibilizou na biblioteca online os vídeos dos painéis dos fóruns já realizados, os making of dos vídeos que eram apresentados cada noite e as cerimônias de abertura e de encerramento, a da premiação. Este material ficará disponível até o FAM 2009 previsto para ocorrer de 5 a 12 de junho.

Alexandre de Pinho - foto Paulo Noronha

Alexandre de Pinho - foto Paulo Noronha

Alexandre de Pinho, técnico do LED, conta que a transmissão começou como experiência em 2007, mas só ao vivo, sem disponibilizar bibliotecas. Em 2008 a ferramenta foi usada ainda prioritariamente para uso interno dos concorrentes, participantes de mesas e fóruns. O alcance para o público ainda foi pequeno tendo-se como base o número de acessos. Os registros demonstraram que além do Brasil, acessaram o sistema Argentina, Uruguai, Finlândia e Reino Unido.

No momento da premiação, sexta-feira à noite, a participação do LED foi fundamental, já que a maioria dos premiados não se encontrava no local. As pessoas subiam ao palco e diziam “Eu não sou fulano, mas fulano está acompanhando diretamente de São Paulo”, da Argentina e até de Floripa mesmo.

Para o LED o FAM era uma oportunidade de experimentar o sistema num espaço diverso e em condições adversas, porque transmitindo de fora da UFSC. Mas não foi possível testar a capacidade máxima de transmissão, já que teoricamente a máquina comporta 5.000 acessos, o que não foi atingido nas transmissões do FAM 2008.

Na foto do FAM: rapaz argentino, da cidade de Rosário, que subiu ao palco várias vezes para receber a premiação por sua amiga vencedora que acompanhava, na Argentina, a transmissão direta feita pelo LED.

Saiba mais: Transmissões do Laboratório de Educação a Distância

O LED tem um servidor de vídeo que já utiliza para alguns cursos da UFSC para videoaula e videoconferência. Atualmente usam esses recursos as graduações de Administração, Biologia, Ciências Contábeis e Economia.

Por Alita Diana/jornalista na Agecom

com informações do site www.fam2008.com.br