Campanha para doação de sangue arrecada quase 200 bolsas
O Serviço de Hematologia do Hospital Universitário da UFSC considerou um sucesso a campanha de doação de sangue realizada nos últimos dias 11 e 12, no hall da reitoria. Mais de 12 servidores, entre técnico-administrativos, enfermeiros e médicos, participaram dos procedimentos de entrevista, orientação e coleta, num total de 197 bolsas colhidas. Em períodos normais, no Banco de Sangue, a média de doadores é de 20 por dia.
No primeiro dia de atividade, 107 pessoas compareceram, porém 19 não preencheram os requisitos. Segundo a médica hematologista Vera Lúcia Paes Cavalcanti Ferreira, a maioria das recusas aconteceu pelo fato das pessoas terem ingerido bebidas alcoólicas ou terem tomado algum tipo de medicamento, especialmente contra a gripe. “Essas pessoas poderão retornar para doação, tão logo passe o efeito”, justificou a médica.
Alguns doadores foram encaminhados a outras especialidades médicas do HU, pois apresentavam alterações de saúde que necessitavam de acompanhamento de especialista. Já no segundo dia de coleta, 139 doadores participaram das entrevistas. Desse total, 109 bolsas de sangue reforçaram o estoque do Banco. De acordo com Vera Lúcia, a equipe deseja agradecer a comunidade universitária pela colaboração e o seu envolvimento na campanha.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom