Café Scientifique recebe professores da UFSC para falar sobre Física Quântica
´Desmistificando a Física Quântica` é o tema de uma nova edição do Café Scientifique. O encontro será realizado nesta terça-feira, 24/6, a partir de 19h, na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição (Rua Senador Ivo d´Aquino, 103/ fone 3879 3208). Foram convidados a falar sobre o assunto professores dos departamentos de Física e de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com entrada franca, o Café Scientifique proporciona conversas sobre assuntos científicos em bares e cafés. É uma organização mundial de eventos que une ciência e tecnologia às artes, cultura e música.
Os convidados para falar sobre a teoria da “quantização da energia” são Débora Peres Menezes e Frederico Firmo de Souza Cruz, do Departamento de Física da UFSC, além de Décio Krause, do Departamento de Filosofia.
Atual pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, Débora Menezes é doutora em Física pela University of Oxford e pós-doutora na Universidade de Coimbra. Trabalha com a Física de Hádrons (que tem como objeto de estudo o núcleo do átomo e suas propriedades), atuando principalmente com estrelas de nêutrons, equações de estado, álgebras quânticas, modelos relativísticos e astrofísica nuclear. Frederico Firmo de Souza Cruz é doutor em Física pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelo Institute For Nuclear Theory. Tem experiência da área da Física, com ênfase em Física Nuclear.
Os dois experts na área de física compartilham o “café com ciência” com Décio Krause, professor de Lógica e Filosofia da Ciência, no Departamento de Filosofia da UFSC. Graduado em matemática, mestre em Educação e doutor em Filosofia, Krause tem entre seus interesses acadêmicos a filosofia da mecânica quântica. Trabalha também com temas como verdade em física, objetividade e análise lógica das teorias físicas.
Saiba Mais
A teoria da “quantização da energia”
No livro ´A Escalada da Ciência` (traduzido pela Editora da UFSC pelo professor Arno Blass), Brian L. Silver alerta: “A teoria quântica não é explicável em termos corriqueiros. Seus axiomas e algumas de suas predições vão contra todos os preconceitos que levamos embutidos, no que tange à natureza da realidade”. Mas também complementa: “É impossível dizer muita coisa de importância acerca do comportamento dos núcleos, átomos e moléculas sem utilizar a mecânica quântica”.
No capítulo ´O quantum inexplicável`, introduz o leitor na teoria da “quantização da matéria” – aquela que preconiza que o átomo só aceita energia em pacotes finitos: os quanta. Lembra que para formulação da física quântica Einstein “passou um trator” sobre uma das crenças mais sagradas da ciência, declarando que a luz não era composta de ondas.
“Einstein propôs que a luz não era contínua, mas consistia de pacotes, quanta de luz, cada um tendo uma energia fixa, completamente determinada pela freqüência da luz. Um feixe de luz se comporta como uma descarga de balas, não como uma onda”, lembra o autor, destacando que por esse feito Einstein ganhou um prêmio Nobel.
Em sua sexta edição, o Café Scientifique conta com a ajuda dos professores da UFSC para falar sobre esta visão da natureza que explica o comportamento dos átomos e moléculas.
Mais informações sobre a sexta edição do Café Scientifique:
– Ana Lucia Fernandez
Café Scientifique Florianópolis
(48) 9167 9629
analuciafz@gmail.com
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Leia também:
Especial pesquisa: UFSC avança no uso da física nuclear para estudar as estrelas de nêutrons