Aluno da UFSC representa o Brasil na Espanha

27/06/2008 16:55

O aluno Diego Pereira Dias, do Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC, representará o Brasil no 19º Congresso Mundial do Petróleo (WPC, na sigla em inglês). O evento será realizado no período de 29 de junho a 3 de julho, em Madri, na Espanha.

O processo de seleção do representante do Brasil foi realizado em 2007, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), pelo Comitê Jovem do Brasil, formado por profissionais da área com menos de 35 anos. Desse processo participaram alunos de diversas universidades brasileiras públicas e particulares, especialmente os estudantes de cursos de engenharia de petróleo.

A seleção ocorreu em duas etapas. A primeira exigia a redação de um paper escrito em língua inglesa sobre o tema: A indústria do Petróleo é uma líder para reduzir o consumo em excesso de energia. Para a etapa final foram selecionados três candidatos, dentre eles Diego e dois alunos do curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ.

Durante a segunda etapa do concurso, ocorrida no dia 11 de outubro de 2007, os candidatos apresentaram seus trabalhos oralmente, em língua inglesa, para uma banca examinadora. Em seguida responderam a questionamentos sobre os seguintes temas: petróleo, gás e biocombustíveis.

Como prêmio, o aluno da UFSC receberá uma passagem de ida e volta à Espanha e diárias pagas pelo 19º WPC, durante o período do congresso. “O que é motivante é que estarei com empresários, pesquisadores e cientistas do mundo todo, que estão envolvidos com diretamente com a produção de petróleo e gás. Esta experiência vai agregar muito na minha formação. A área em que pretendo atuar quando me formar exige um profissional sempre atualizado e esta viagem me possibilitará uma troca de experiência única!”, conta.

Diego trabalha no aciPG do Departamento de Automação e Sistemas, um programa destinado à formação de engenheiros nas áreas de automação, controle e instrumentação para a indústria do Petróleo e Gás Natural. O aciPG participa, desde 2001, do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), atividade desenvolvida e financiada no país todo para incentivar a pesquisa na área. Esta unidade da UFSC é o PRH34 e atua em parceria com a Engenharia Química e a Pós-Graduação da Engenharia Elétrica . O acadêmico explica que teve apoio dos professores do PRH34 durante todo o processo de seleção e para a pesquisa de seu trabalho.

O 19º Congresso Mundial do Petróleo

Na edição deste ano, o WCP completa 75 anos e terá como tema “Um mundo em transição: fornecimento de energia para o crescimento sustentável”. A idéia do comitê organizador do congresso é criar um espaço onde sejam apresentados projetos de responsabilidade social apoiados pela indústria de petróleo e gás com o objetivo de aumentar a consciência para a importância das iniciativas regionais e internacionais, destacando as ações desenvolvidas para a sustentabilidade ambiental, para os direitos humanos e para benefícios à sociedade.

Além das plenárias, mesas-redondas, fóruns e sessões-posters, o WPC de 2008 conta com uma Media Village, que reunirá os principais jornalistas e veículos de comunicação mundiais, além de um Fórum de Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Participarão também autoridades, cientistas, empresários produtores de petróleo e de equipamentos de automação utilizados na extração do petróleo.

Por Cora Ribeiro / do Núcleo de Comunicação do CTC