Adiada decisão sobre emancipação de colégios agrícolas

24/06/2008 14:01

Em reunião realizada hoje (24/06), o Conselho Universitário da UFSC decidiu baixar em diligência os processos de emancipação dos colégios agrícolas de Camboriú e Araquari. Essas duas unidades, vinculadas à Universidade desde 1968, desejam mudar sua configuração jurídica e denominação para Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica (IFET), ganhando mais autonomia e orçamento próprio. Com isso, também poderiam criar os cursos de graduação e especialização reivindicados pelas comunidades que atendem.

De acordo com o chefe de gabinete do reitor Alvaro Prata, José Carlos Cunha Petrus, o Conselho entendeu que há necessidade de uma discussão maior da direção dos colégios com as comunidades locais, especialmente os alunos, que não teriam sido devidamente consultados sobre a questão. “Em futura reunião os conselheiros deverão apreciar novamente a matéria, decidindo-se pela aprovação ou não do pedido das duas unidades”, disse ele.

O anseio dos colégios decorre da abertura, pelo Ministério da Educação, de edital para que as escolas agrícolas se tornem institutos e criem os cursos que hoje, por limitações diversas, não podem oferecer à comunidade. A transformação em IFETs não rompe o vínculo com a esfera federal, mas confere a eles a independência administrativa e financeira que perseguem.