Zeca Pires assume Departamento Artístico Cultural da UFSC

Foto: Paulo Noronha (Agecom)
No discurso de posse Zeca Pires disse que quando souberam do convite para assumir o cargo, alguns amigos desejaram pêsames, considerando as dificuldades que iria enfrentar. Ele, no entanto, disse que não pretende administrar sozinho, mas que conta com uma equipe qualificada e cooperadora.
O novo diretor pretende estreitar os relacionamentos internos entre os vários setores da UFSC que de alguma forma estão envolvidos com a cultura e a arte, como o Centro de Comunicação e Expressão, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas e o Centro de Desportos, entre outros. Em sua fala, a professora Maria de Lourdes Borges, que assumiu a Secretaria de Cultura e Arte, disse que quer transformar este setor em um espaço aglutinador das diversas manifestações e expressões da arte.
Muitos jornalistas, artistas, professores, atores e estudantes compareceram para cumprimentar o novo diretor. Entre eles, Jair Francisco Hamms, os escritores Salim Miguel e Flávio José Cardozo, e a professora Regina Carvalho. Pires é um dos pioneiros do cinema moderno de Santa Catarina. Está envolvido com a produção e direção de filmes desde 1980. Em 87 foi assistente de Cacá Diegues no filme “Um Trem para as Estrelas”. Anos depois realizou seu primeiro curta-metragem, “Manhã”. Em 2006, lançou a película “Antropóloga”.
Outras informações pelo fone 3721 9348
José Antônio de Souza/Jornalista da Agecom